Dos cinco municípios da microrregião de Jaraguá do Sul, dois não terão a maioria dos vereadores eleitos entre os da base de governo. Em Corupá e Schroeder, a maioria dos parlamentares será da oposição.
Em Schroeder e Corupá, o placar, de acordo com o resultado das eleições, fica em 4 vereadores da base e 5 da oposição, ao menos partidária. Ambas as Câmaras tem nove vereadores.
Considerando as coligações, o prefeito eleito de Schroeder Felipe Voigt (MDB) vai contar com o apoio dos partidos MDB, do qual faz parte, e PP e PSL.
Tanto o MDB quanto o PP conquistaram duas vagas, cada um, na Câmara do município.
O PSDB de Schroeder também elegeu dois parlamentares. O partido disputou neste pleito com a candidatura chapa pura do ex-vereador Adriano Kath, atual vice-prefeito. Já o PRTB, de Ildefons Bertchtold, DEM e Podemos, da coligação de Jair Bridaroli (PSD) ficam com uma vaga cada um.
Voigt afirma que deve marcar uma reunião em breve com os vereadores da base para ver como fica essa questão na Casa. Segundo o prefeito eleito, há interesse de outros partidos em apoiar o governo.
“A gente vai procurar fazer uma gestão transparente, a favor do município”, diz Voigt, e por isso, o eleito acredita que não deve ter dificuldades na relação com a Câmara.
Em Corupá, também considerando os partidos que formalizaram aliança na disputa majoritária que elegeu Luiz Carlos Tamanini (MDB), seriam quatro vereadores da base e cinco da oposição.
O MDB, do prefeito eleito, fez três parlamentares, e o PSDB conquistou uma vaga.
Tamanini informa que está conversando com os demais partidos eleitos, mas que nada ainda está fechado. No entanto, adianta que “não deve fazer nada no sentido do toma lá, dá cá”.
Além disso, o eleito observa que os nove vereadores de Corupá foram eleitos, com os votos da população, para trabalhar pelo município, e “não para atrapalhar”.
“E isso é uma premissa que não é só em Corupá, vale para todos os município”, ressalta.
Tamanini espera trabalhar em parceria com a Câmara, também nos casos em que haja desacordos em relação a propostas do Executivo, chamando os vereadores para “sentar e conversar”. “É até bom que, se há falhas, elas sejam apontadas”, afirma.
Jaraguá do Sul, Guaramirim e Massaranduba governam com maioria
Em Jaraguá do Sul, com onze cadeiras no Legislativo, sete são de vereadores da base governista.
A coligação formada na disputa à Prefeitura, que reelegeu Antídio Lunelli (MDB), é composta por sete partidos e, destes, quatro conquistaram uma vaga na Câmara: MDB (três vereadores), PP (dois vereadores), PSD (1 vereador) e Podemos (1 vereador.
Embora o PSDB não esteja na composição oficial da coligação, conforme os dados da Justiça Eleitoral, o partido apoiou a reeleição de Lunelli, e ficou com uma cadeira na Câmara.
Assim, o governo do emedebista teria oito vereadores da base.
Dos demais partidos que disputaram, o Novo concorreu na majoritária com chapa pura e terá dois parlamentares.
O PSL coligou na majoritária com o PRTB de Ivo Konell. Embora a candidatura tenha sido inferida, na eleição proporcional o PSL conseguiu eleger um vereador.
Guaramirim é o município do entorno com a maior proporção de parlamentares da base, em relação à oposição. Das nove vagas, sete são dos partidos que compõem a coligação que reelegeu o prefeito Luís Chiodini (PP).
Foram cinco legendas coligadas, e três conseguiram eleger vereadores: PP (três vereadores), DEM (dois vereadores) e PSD (dois vereadores).
O MDB, que disputou com candidato próprio à Prefeitura e tradicionalmente é adversário político do PP no município, é o partido que ficou com as duas cadeiras da oposição.
Massaranduba
A reeleição do prefeito Armindo Sésar Tassi em Massaranduba contou com a coligação na majoritária entre o MDB do prefeito, o PSD e PP. Tanto o PSD quanto o MDB elegeram dois vereadores, e o PP conquistou uma vaga.
Ao todo, serão cinco parlamentares da base do governo, formando a maioria.
Com total de nove cadeiras, as outras quatro vagas na Casa serão do PSDB (três vereadores) e PSL (um vereador), que se uniram em aliança na corrida à Prefeitura na candidatura de Fernando Reinke (PSDB), ex-prefeito do município.
Veja a composição da base e oposição das Câmaras da região
Jaraguá do Sul – 8 x 3
Coligação
MDB / PTB / PSDB / PATRIOTA / PP / PODE / PSD
Base
- Onésimo Sell (MDB)
- Osmair Gadotti – (MDB)
- Luís Fernando Almeida (MDB)
- Anderson Kassner (PP)
- Jair Pedri (PSD)
- Ademar Braz Winter (PSDB)
- Nina Santin Camello (PP)
- Jonathan Reinke – Pequeno (Podemos)
Oposição
- Rodrigo Livramento (Novo)
- Sirley Schappo (Novo)
- Jeferson Cardozo Canal Atalaia (PSL)
Guaramirim – 7 x 2
Coligação
PP / PTB / PSL / DEM / PSD
Base
- Osvaldo Barbosa Preto (PP)
- Marcelo Deretti (PP)
- Tiago Stoinski (PP)
- Ezequiel de Souza Zico (DEM)
- Comin (PSD) 635
- Gerson Peixer (PSD)
- Matias Tomczak (DEM)
Oposição
- Nilson Bylaardt (MDB)
- Jaime Decker (MDB)
Massaranduba – 5 x 4
Coligação
PP / PSD / MDB
Base
- Selesio Zapelini (PSD)
- Everton Pasold (PP)
- Saplinski (PSD)
- Maicon Kuhnen (MDB)
- Leca (MDB)
Oposição
- Joanir Lewandowski (PSDB)
- Betinho (PL)
- Fabiano (PSDB)
- Diomar Stringari (PSDB)
Corupá – 4 x 5
Coligação
MDB / PSDB
Base
- Benjamin Tamanini (MDB)
- Professor Felipe Rodrigues (PSDB)
- Wilson Jean Gessner (MDB)
- Professor Lairton Muller (MDB)
Oposição
- Alfredo Gramm Sobrinho (PDT)
- Bernadete (PSD)
- Juliano Millnitz (PSL)
- Loacir da LC Bananas (PP)
- Arno Neuber (PP)
Schroeder – 4 x 5
Coligação
PP / MDB / PSL
Base
- Ildemar Zoz (PP)
- Ana Leon (MDB)
- Brizola (PP)
- Maicon (MDB)
Oposição
- Pimenta (PSDB)
- João de Ávila (PSDB)
- Coelho (PRTB)
- Eroldo Wudke (Pode)
- Adriano Furtado (DEM)
Quer ficar bem informado com as ultimas notícias de Jaraguá do Sul, entre em nosso grupo do Whatsapp