O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, se reuniu nesta quarta-feira (5) com o prefeito de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini, para tratar da construção da ponte sobre o Rio Itapocuzinho, conhecida como ponte da Zanotti, em referência à indústria de elásticos Zanotti, localizada próximo ao limite entre os dois municípios.
A construção de uma nova ligação entre Jaraguá e Guaramirim é uma discussão antiga e vem de várias gestões municipais. A obra já tem projeto executivo há algum tempo, desenvolvido pela equipe da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).
De acordo com o prefeito Lunelli, na reunião foi reafirmada a intenção de construir a ponte e que os municípios vão pleitear recursos junto ao Governo do Estado, já que a mesma faz ligação intermunicipal. Além disso, a Prefeitura de Jaraguá do Sul fará a pavimentação asfáltica de um trecho de aproximadamente 250 metros da Rua Germano Wagner, que dá acesso à ponte.
Os dois prefeitos também acordaram que num prazo de 30 dias devem ser apresentadas alternativas de estruturas e seus custos. Neste caso, há três opções a serem avaliadas: a atualização dos valores do projeto já criado pela Amvali, que é a de recuperação da Ponte com estruturas metálicas; a utilização de kit transposição da Defesa Civil Estadual, com as estruturas metálicas tiradas da última reforma da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis; ou construção da ponte com concreto armado. “Escolhendo uma delas, vamos bater o martelo e dar sequência ao assunto”, comentou Lunelli.
Outro assunto em que há consenso entre os dois municípios é que a ponte não deverá ser acesso principal entre os dois municípios, mas, sim, uma ligação alternativa a ser utilizada pelos moradores daquela região e trabalhadores das empresas instaladas nas imediações, com passagem apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas.
“A ligação prioritária continua sendo a ponte do portal, essa não será para grande fluxo”, disse o prefeito de Jaraguá do Sul, acrescentando que essa nova ligação deverá ser iniciada após a entrega da duplicação da ponte do portal.
Paralelo à nova ponte sobre o Rio Itapocuzinho, os dois prefeitos trataram sobre a construção de enrocamentos às margens do rio e a liberação do espaço para escoamento da água. Atualmente, a estrutura da antiga ponte e as laterais do rio acabam represando a água e aumentando os riscos de alagamentos nos períodos de enxurrada.
“A ideia, com a nova ponte, é fazer os vãos mais largos – nos mesmos moldes da ponte da rede ferroviária –, e teremos mais vazão no rio e menos alagamentos nesta região do bairro Centenário”, falou o prefeito.
Isso também vem ao encontro de uma solicitação do Ministério Público do Meio Ambiente, para que os municípios deem uma solução ao estrangulamento do Rio Itapocuzinho naquela região.