5 animais silvestres mais encontrados em Jaraguá do Sul

Frequentemente, os Bombeiros Voluntários e os biólogos da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) são chamados para resgatar algum animal silvestre, às vezes em locais abertos, casas e até mesmo escolas. Somente até o fim de abril, a Fujama já tinha resgatado 1.293 animais silvestres este ano.

Nessa lista estão as cinco espécies mais encontradas em Jaraguá do Sul, segundo a Fujama:

Gambá

Encontrado principalmente na área urbana, é a espécie mais resgatada pela Fujama.

Serpentes

A espécie de serpente mais encontrada é a dormideira, muito encontrada na área urbana e também na área rural. Segundo o biólogo da Fujama, Gilberto Ademar Duwe, as dormideiras aparecem constantemente em várias casas e ela se alimenta principalmente de lesma e caracol.

“Ela acaba aparecendo nas casas onde tem jardim, folhagem, horta”, explica Gilberto.

Outra serpente muito encontrada é a jararaca, esta sim peçonhenta e mais perigosa.

Corujas

Segundo o biólogo, estima-se que há pelo menos dez espécies de corujas, dos mais variados tamanhos, que vivem na região de Jaraguá do Sul. Esta da foto abaixo é uma da espécie Mocho Diabo, uma das maiores espécies de coruja, encontrada ferida em 2020 pela Fujama e solta na natureza depois de receber tratamento veterinário.

Lagarto teiú

Outro animal frequentemente encontrado é o lagarto, em especial o da espécie teiú, principalmente na área urbana. Ás vezes ele dá trabalho, como no dia que um desses partiu pra cima do biólogo da fujama em Jaraguá do Sul. 

Tucano

Assim como no caso das corujas, é comum tucanos colidirem em vidraças ou veículos. Eles se machucam com o impacto ou ao menos ficam atordoados por um tempo.

Serviço

O serviço de resgate de animais silvestres da Fujama atende pelo telefone 156, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Após esse horário e nos fins de semana, quem realiza esse tipo de atendimento são os Bombeiros Voluntários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *