Por volta das 16h desta quinta-feira (20), duas horas após o início da vacinação, 218 pessoas já haviam recebido a primeira dose (D1), da vacina da Pfizer/BioNTech, contra a covid-19, em Jaraguá do Sul. Em torno de 70 aguardavam a sua vez. O movimento na Central de Vacinas Covid, no Parque Municipal de Eventos, foi considerado tranquilo pela Secretaria de Saúde. Boa parte das pessoas que compareceram, foram em busca da primeira dose.
O município recebeu no começo da tarde, 2.340 doses do imunizante fabricado pela Pfizer/BioNTech, que chegaram ao Estado de Santa Catarina na terça-feira (18). Somente 11 municípios do Estado receberam as doses, devido ao processo de logística e uso da vacina dentro das normas de conservação e aplicação.
O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, informa que junto com o imunizante, a Secretaria recebeu o mesmo quantitativo de seringas para aplicação da Pfizer, que apresenta características diferentes em relação às vacinas CoronaVac e AstraZeneca.
As vacinas da Pfizer estão sendo utilizadas para a primeira dose (D1), dando continuidade à vacinação de pessoas com comorbidades, deficiência permanente grave, gestantes e puérperas com comorbidades.
Segundo Nota técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, a vacina da Pfizer vem em frasco-ampola multidose com seis doses (0,3ml/dose) – após a diluição, o total de doses deverá ser utilizado em seis horas, sob refrigeração (2°C à 8°C). O esquema completo da vacina é de duas doses (D1 + D2), com intervalo entre elas de 12 semanas.