O Grupo Protege, nacionalmente conhecida na atividade de transporte de valores, lançou um protótipo do primeiro carro-forte 100% elétrico do mundo.
O veículo blindado foi desenvolvido com tecnologia nacional e conta com um motor desenvolvido pela WEG.
O veículo blindado foi desenvolvido com tecnologia nacional e conta com um motor desenvolvido pela WEG.
O modelo WEG 250L tem torque máximo de 1.800 kgfm.
O carro-forte desenvolvido em parceria com a Eletra Industrial e MIB Blindados com zero emissão de poluentes.
O veículo autonomia de 75 quilômetros a cada recarga.
São Paulo será a primeira cidade que vai ver de perto o projeto de sistema tração elétrico puro.
Durante 18 meses, profissionais da Protege em conjunto com a Eletra Industrial, empresa especializada em transporte sustentável do grupo da Auto Viação ABC, investiram mais de R$ 1 milhão no desenvolvimento do veículo blindado elétrico.
Todo o projeto foi concebido para valorizar a sustentabilidade e ser uma alternativa para os próximos anos.
O modelo foi estruturado em um chassi de carro-forte retirado de circulação, mitigando danos ambientais e incentivando o reaproveitamento de peças.
Todos os elementos que não foram contemplados no novo projeto, como motor a diesel, por exemplo, foram destinados para reciclagem. O
novo layout também foi elaborado para propiciar maior segurança, mobilidade e conforto a equipe de vigilantes.
“Trata-se de um projeto olhando para o futuro, alinhado com uma tendência mundial de pensar em soluções de menor impacto ambiental”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege.
“Além da emissão zero e investimento em tecnologia 100% nacional, fizemos o retrofit de um chassi desmobilizado e encaminhamos o motor diesel e o sistema de transmissão anteriores para reciclagem”, completa.
Economia de 65% por quilômetro rodado
O protótipo conta com autonomia de 75 quilômetros, tempo de recarga plena de duas horas e 30 minutos e emissão zero de gases poluentes na atmosfera.
Quando o veículo se encontra em operação, o sistema de baterias é continuamente recarregado pela tecnologia de frenagem regenerativa.
Essa tecnologia amplia a autonomia do veículo e consome menos energia elétrica para o abastecimento.
Também foi instalado, estrategicamente, um carregador fixo na base operacional do Grupo Protege na capital paulista.
Um dos principais impactos do carro-forte elétrico é o benefício para o meio ambiente.
A redução média na emissão de carbono será de 1,4 toneladas de CO² por mês.
Inspirado na evolução da indústria automobilística, com a fabricação de ônibus e caminhões elétricos, o carro-forte elétrico é tracionado por um motor elétrico cuja única fonte de energia é um banco de baterias, instalado a bordo do veículo.
A substituição do diesel por tração puramente elétrica também refletirá em redução dos custos operacionais: o Grupo Protege tem uma expectativa de redução de 65% no valor gasto por km rodado.
Além da economia de combustível, outra possível vantagem que será estudada no projeto piloto é a performance operacional do veículo, uma vez que o sistema de tração elétrica requer, em tese, menor tempo de parada para manutenções.
FICHA TÉCNICA
Modelo: carro-forte elétrico;
Propulsão: sistema tração elétrico puro;
Motor(modelo/tipo): WEG 250L;
Potência do motor: 165/330 KW;
Torque máximo: 1.800 kgfm;
Rotação máxima: 3.500 RPM;
Peso Banco Baterias: 957 kg;
Autonomia da bateria: 75 km.