Santa Catarina possui uma enorme variedade de gírias, expressões e regionalismos que somente a população da região entende. Em Jaraguá do Sul não é diferente. Muitas vezes quando algum parente de outro estado vem para o município, é necessário explicar algumas coisas para não gerar intriga.
Por isso, separamos algumas das principais gírias utilizadas pelos jaraguaenses, confira a lista:
“Meu pau“
Essa é de longe a expressão mais dita pela população. Quem é de fora acaba estranhando quando ouve até mesmo mulheres falando. Mas ela significa apenas surpresa, susto ou espanto.
“Tanso“
Quando queremos zoar algum amigo por uma situação que não consegue fazer algo, chamamos de tanso. É um sinônimo para idiota ou tolo.
“Bicho“
Quando se refere a algum desconhecido, ou quando não lembra o nome da pessoa. “Qual o nome daquele bicho que trabalhava lá?”
“Boca mole“
Aquela pessoa que não possui autoridade alguma, ou é um…tanso! “Ele é um boca mole, não manda nem no cachorro dele.”
“Demonho“
Os jaraguaenses usam esse termo incomum quando dirigem a palavra a algum amigo. “Ôh, seu demonho, quanto tempo!”. Sim, a pronúncia é com nh e sem o i, como seria na palavra demônio.
“Camaçada de pau“
Quando alguém agride muito outra pessoa. “Meu, se aquele bicho me inticar de novo, vou dar uma camaçada de pau nele.”
“Inticar“
Significa provocar, irritar, zombar de alguém. “Ô mãe, ele tá me inticando.”
“Jaguara“
Uma pessoa traidora, sem vergonha, a qual não se pode confiar. Ou um serviço mal feito. “Aquele jaguara sumiu e não me pagou” ou “Que móvel mais jaguara, ein?!”
“Massa“
Quando algo é incrível, legal, maneiro, as pessoas chamam de massa. “Ele ganhou o campeonato? Que massa!”
“Tifa“
Algum lugar muito longe, distante de tudo.
“Sinaleiro“
Semáforo? Essa palavra os moradores daqui não conhecem, existe apenas o sinaleiro.
“Penal“
Conhecido Brasil afora como estojo, em Jaraguá do Sul é chamado de penal. Subindo pelo Planalto Norte de Santa Catarina até Curitiba (PR) também se usa o termo penal.
“Pila“
Sendo um pouco mais comum, o famoso pila, é o dinheiro que conhecemos como “Real”. Muito comum em outras regiões do estado, como no Oeste, onde há forte tradições gaúchas.
E aí, acha que alguma gíria de Jaraguá do Sul ficou de fora? Deixe nos comentários qual expressão você sentiu falta.