Consórcio deve administrar castração de animais, informa vereador

Com o consórcio, todos os municípios da região do Vale do Itapocu vão poder participar.

O vereador Anderson Kassner (Progressistas), afirmou nesta semana na Câmara, que o projeto de castração de animais domésticos de Jaraguá do Sul que até o momento era administrado pela Fundação do Meio Ambiente (Fujama) vai continuar, mas desta vez através de um consórcio da Cigamvali (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu). Segundo o parlamentar, o projeto, que estava castrando em média dois mil bichinhos por ano, está parado desde abril deste ano.

Com o consórcio, todos os municípios da região do Vale do Itapocu vão poder participar. Kassner ressalta que a mudança é importante, pois o problema da proliferação de animais abandonados é regional. 

O vereador também sugere que, quando as castrações voltarem a acontecer, é preciso dar atenção às comunidades rurais, onde a situação é ainda mais grave do que na região urbana. Conforme ele conta, muitos moradores do interior não vêm até o centro da cidade para castrar seus animais de estimação por conta da distância. Ele recomenda que o Executivo faça, através de empresas terceirizadas, o transporte desses animais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *