Técnicos da cidade de Três Barras, no Planalto Norte, estiveram em Jaraguá do Sul para conhecer o processo de saneamento, sobretudo a gestão dos resíduos sólidos. A intenção é melhorar o serviço prestado aos mais de 19,3 mil habitantes daquela cidade. Atualmente, Três Barras faz a coleta do lixo, porém, não há a separação nem o destino correto dos materiais recicláveis. Tudo vai para o aterro sanitário.
De acordo com a presidente da Samasa (Serviço Autônomo Municipal de Água e Saneamento Ambiental), Paola Sabrina Pereira, o Ministério Público (MP) recomendou a visita ao Samae de Jaraguá.
“Para termos como referência um dos melhores cases do estado. Precisamos regulamentar e modernizar esse serviço e vocês (o Samae), tomaram as rédeas do saneamento”, disse.
Após conhecerem como se dá a gestão dos resíduos sólidos, os visitantes percorreram as instalações do Samae e a Estação de Tratamento de Água (ETA Central), onde é coletada, tratada e distribuída 80% da água consumida em Jaraguá do Sul.
“É coisa de primeiro mundo”, disse Paola.
Os outros 19,8% da água fornecida aos jaraguaenses, são distribuídos pela ETA Sul, no bairro Garibaldi. Os técnicos também visitaram algumas cooperativas responsáveis pela coleta, separação e comercialização dos recicláveis.