Jaraguá do Sul e faculdade firmam parceria para extensão do Centro Vida

A Administração Municipal firmou parceria com uma faculdade de Jaraguá do Sul para criar uma extensão da Policlínica João Biron (Centro Vida), utilizando os acadêmicos do curso de medicina. A ideia já vem sendo discutida desde o começo deste ano, e visa a retomada das consultas de especialidades, que ficaram represadas no último ano, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Na sexta-feira (9), o diretor do campus, Antônio de Souza Júnior, e a coordenadora do curso, Juliana Barros do Valle, estiveram no Gabinete do prefeito para a assinatura do contrato de locação do espaço onde será implantada a extensão da policlínica, no empreendimento denominado Espaço Saúde, ao lado do hospital São José, no Centro.

Sete salas estão sendo alugadas pela prefeitura de Jaraguá do Sul, como parte da parceria. Já a faculdade entra com o mobiliário, os equipamentos, os alunos e os médicos preceptores. O município investirá R$ 16,1 mil mensais na locação do espaço.

O prefeito Jair Franzner ficou muito entusiasmado com a possibilidade de atendimento aos pacientes que aguardam por consultas especializadas.

“É importante esta via de mão dupla, onde o município entra com o aluguel da estrutura e a faculdade com os especialistas. Assim, podemos dar andamento à fila que se formou por causa da pandemia”, comemorou Franzner.

Atendimento este ano deve ocorrer em quatro especialidades

O diretor do campus lembra que o projeto da policlínica faz parte do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes), assinado em outubro de 2017. Antônio ressalta que a unidade poderá oferecer este ano atendimentos em até quatro especialidades, podendo aumentar esse número em 2022, devido à entrada de mais acadêmicos de medicina na fase de estágio obrigatório.

Conforme informou, nos próximos dias, será iniciada a adequação das salas para receber a extensão da Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron, criando, assim, a segunda unidade e receber de forma adequada munícipes, novos profissionais, preceptores e acadêmicos.

O secretário de Saúde, Alceu Moretti, acrescenta que a expectativa é ter um avanço significativo nas especialidades, em breve.

“É um auxílio muito importante e consolida ainda mais a parceria que o município tem com a faculdade”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *