Jaraguá do Sul entre as melhores com maior saldo de vagas de emprego

O Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), fechou neste 1º de julho os números referentes a geração de empregos nos cinco primeiros meses deste ano. Neste período, Estado criou 111,4 mil vagas de trabalho. De acordo, com avaliação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo catarinense trata-se do melhor resultado do país, se considerados os dados relativos ao estoque de empregos. Apenas em maio, o saldo positivo foi de mais de 13,5 mil postos de trabalho.

Neste contexto, Jaraguá do Sul foi uma das cinco cidades que contribuiu para este bom desempenho. A cidade está entre os cinco municípios com melhor saldo de vagas entre janeiro e maio, 4299 vagas, atrás apenas de Joinville, Blumenau, São José e Itajaí. Neste período, a cidade teve um acumulado no ano de 17.581 admissões, 13.282 demissões. Somente em maio, o Município registrou 3032 novas contratações contra 2573 desligamentos com saldo positivo de 459 postos de trabalho.

O Caged aponta ainda que na divisão por setores econômicos, os serviços tiveram o maior saldo positivo de maio em Santa Catarina, com 5355 vagas criadas. Em seguida, vieram a indústria (+4360) comércio (+2934) e a construção civil (+1358). Por questões sazonais, a agricultura teve um saldo negativo de 420 vagas.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Bulligon, ressalta que o Governo tem conseguido incentivar o desenvolvimento econômico sem descuidar da pandemia de Covid-19. Ele destaca ainda que a criação de empregos ocorre em todas as regiões do Estado. “Isso demonstra que somos um Estado equilibrado, com todas as regiões ajudando no crescimento. Também precisamos comemorar o fato de termos saneado as contas públicas. O investidor leva isso em consideração quando decide onde colocar o seu dinheiro. Santa Catarina é exemplo para o Brasil em termos de gestão”, aponta Bulligon.

Avaliação local –  O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Arruda, os números do Caged referendam o perfil empreendedor jaraguaense. “São dados extremamente positivos para a nossa cidade, contando com um ótimo ambiente de trabalho, diversidade do parque industrial e o empreendedorismo jaraguaense, mais uma vez jaragua do sul mostra sua força produtiva e solidez economica diante do cenário atual”, afirma.

O coordenador da Agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Jaraguá do Sul, Douglas Venturi também avaliou positivamente o desempenho do Município no ranking do Caged. “Que bom ver Jaraguá do Sul sempre se mantendo entre as dez primeiras cidades de Santa Catarina em número admissões comparado ao de demissões, num saldo que demonstra maior empregabilidade e isso é muito importante para o progresso e desenvolvimento da própria cidade.”

Para Venturi o termômetro desse comportamento do mercado de emprego é a crescente oferta de empregos não somente pelo Sine como também de outras agências de recursos humanos instaladas na cidade. “Nesta semana estaremos conversando com coordenadora local da Agência Brasileira de Recursos Humanos, ABRH, para firmarmos uma parceria e também estar conversando com os gestores desta área das grandes empresas para que eles também estejam divulgando suas vagas aqui com a gente”, adiantou o coordenador do Sine.

Ele aponta ainda que atualmente o setor metalúrgico é um dos que mais oferece demanda de ofertas de emprego (para as funções de soldador, mecânico de manutenção, fresador e torneiro) seguido dos setores têxtil (para cargos de costureira, tecelão, revisora e de construção civil (as áreas de pedreiro, servente, armador, marceneiro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *