Telemonitoramento de pacientes com Covid-19 está entre as experiências aprovadas para o Laboratório de Inovação Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à doença
O Telemonitoramento Covid nasceu da parceria entre a Faculdade Estácio de Sá e a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul para o acompanhamento de pacientes com Covid-19 por alunos de medicina, sob supervisão de professores.
A iniciativa está entre as experiências aprovadas para o Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19, idealizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O projeto busca conhecer experiências e projetos de participação social no enfrentamento à doença, especialmente aquelas que têm articulação com os Conselhos de Saúde.
O gestor da Estácio Jaraguá do Sul, Antônio de Souza Júnior, diz que o reconhecimento da iniciativa é muito importante. Até agora, mais de cinco mil atendimentos já foram realizados.
Ao todo, 48 trabalhos se inscreveram e a comissão de avaliação escolheu as 35 melhores experiências. O próximo passo do Laboratório de Inovação será o intercâmbio dos projetos selecionados por meio de debates virtuais entre os autores, em data a ser divulgada em breve, onde a experiência de Jaraguá do Sul será contada para o país. As experiências foram consideradas pelos avaliadores com alto potencial de multiplicação e influência sobre o universo dos órgãos de gestão, de assistência e de participação em saúde.