Programação inicia nesta quarta-feira (26) e prossegue até o dia 27 de novembro com muitas atrações étnicas, cênicas, musicais, literárias, natalinas e é claro com a própria Schützenfest
O Dia da Cultura no Brasil é celebrado no dia 5 de novembro, mas em Jaraguá do Sul ela será lembrada durante o mês inteiro. Na tarde desta terça-feira, na Arena Jaraguá e na presença prefeito Jair Franzner e demais autoridades, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) fez o lançamento da programação do Mês da Cultura que se estende do dia 26 deste mês até o dia 27 de novembro.
A secretária titular da Secel, Natália Lúcia Petry, destacou que trata-se de um roteiro de variado de atrações.
“Uma programação que enaltece todas as etnias que contribuíram para a construção de Jaraguá do Sul que contribuíram para termos um mês de muita cultura. Muitas dessas iniciativas viabilizadas por parcerias e pelo nosso programa Bolsa Técnico Cultural”, ressaltou.
O prefeito Jair Franzner também destacou a diversidade de atrações da programação da Secel para novembro.
“Será o mês de muita comemoração com música, dança, quadrinhos, literatura, música, eventos de Natal, Semana da Consciência Negra, sem falar que nossa cidade está se preparando para aquela que promete ser a maior Schützenfest da história”, ressaltou bem-humorado.
A abertura do Mês da Cultura acontece nesta quarta-feira (26), às 19 horas com o lançamento do livro “As Aventuras de Sophie Bellator: Occulta Realm”, de Felipe da Rocha, às 19 horas, no Museu Emílio da Silva, na Praça Ângelo Piazera, Centro.
Entre as novidades deste ano, destaque para Jaraguá Comics um inédito festival de Quadrinhos e Cultura Pop voltado ao público jovem e que vai movimentar as dependências da Sociedade e Cultura Artística (Scar) entre os dias 4 a 5 de novembro. Segundo a organização somente para o concurso de cosplay (atividade que consiste em fantasiar de forma correta, com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem da ficção seja de HQs, videogames ou filmes) já há inscritos de São Paulo, Rio Grande do Sul, de outras cidades do Estado e do Paraguai.
Já Semana da Consciência Negra ocorre entre os dias 19 e 26 de novembro tendo com atração inicial a exposição “Raízes e Frutos da Negritude em Jaraguá do Sul” no Museu Emílio da Silva e fecha com shows de grupos afros como o Olodum Sul de Florianópolis, Muzenza, entre outros.
Outra atração que ocupa boa parte do Mês da Cultura é 32ª Schützenfest, maior festa de atiradores do Brasil que ocorre de 10 a 20 de novembro no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.