Organizado pelo movimento Fashion Revolution, o levantamento analisou 60 grandes marcas e varejistas do mercado brasileiro
A Malwee é, mais uma vez, a marca brasileira que lidera o Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB). Este é o 5º ano consecutivo que a marca alcança esse resultado, pontuando em 68% no relatório que analisa dados sobre políticas, práticas e impactos sociais e ambientais, somando mais de 200 indicadores.
O ITMB revela em que nível grandes marcas e varejistas estão divulgando publicamente dados sobre suas políticas, práticas e impactos sociais e ambientais ao longo de toda a cadeia de valor. A fim de alcançar uma abordagem sistêmica, o levantamento é dividido em cinco seções, sendo elas políticas e compromissos; governança; rastreabilidade; conhecer, comunicar e resolver e tópico.
“Acreditamos que tudo começa pelo exemplo. Portanto, vemos com responsabilidade a posição que conquistamos, pois queremos incentivar não apenas nosso setor a investir em uma moda mais sustentável, ética e consciente, como também, incluir os consumidores. É de extrema necessidade que eles saibam de onde vem as suas roupas e como elas são produzidas para tomarem as suas próprias decisões”, destaca Guilherme Weege, CEO da Malwee.
Para o ITMB, a divulgação pública de informações confiáveis, abrangentes e comparáveis sobre as cadeias de fornecimento da moda permite que investidores, legisladores, jornalistas, ONGs, sindicatos, trabalhadores e seus representantes cobrem uma prestação de contas por parte de marcas e varejistas. Essa transparência possibilita que tais atores possam examinar o que as empresas alegam praticar em prol da garantia dos direitos humanos e da proteção ao meio ambiente, além de responsabilizá-las por suas políticas e práticas. Possibilita, também, a colaboração entre atores para cessar, mitigar, prevenir e remediar abusos ambientais e de direitos humanos e o compartilhamento de estratégias e melhores práticas sobre essas questões.
Malwee: Pioneirismo, inovação e referência
Pioneira no Brasil ao utilizar matérias-primas sustentáveis, desde o ano passado, a Malwee passou a considerar “produto sustentável” aquele com, no mínimo, 30% de matérias-primas sustentáveis em sua composição ou com uma redução de 50% do impacto do processo.
Neste ano, a marca também lançou o Movimento DES.A.FIO. Uma ação inédita e inovadora no Brasil. O projeto, realizado em parceria com a Eurofios e a Cruz Vermelha, foi criado pensando num grande desafio para a moda, que é a circularidade.
A Malwee desenvolveu o primeiro moletom feito com o ‘fio do futuro’, matéria-prima inovadora produzida a partir de roupas usadas que seriam descartadas em aterros. Aumentando seu compromisso com a moda circular, a Malwee ampliará o número de peças feitas com o fio do futuro, em 2023. Agora, o fio possui 85% de peças usadas que seriam descartadas e 15% de fibra de poliéster reciclado (feito a partir de garrafas PET) em sua composição.
Também faz parte entre as iniciativas o Desafio Lab, uma plataforma colaborativa de inovação sustentável que disponibilizará conteúdos exclusivos e inéditos sobre sustentabilidade no setor da moda, em diferentes formatos, produzidos pelos experts do Grupo Malwee.
Índice de Transparência da Moda
O Índice de Transparência da Moda Brasil 2022 foi elaborado pelo Fashion Revolution CIC e Instituto Fashion Revolution Brasil, contou com o apoio financeiro da Laudes Foundation e da parceria técnica da ABC Associados, consultoria especializada em metodologias para análises do desempenho e perfil de empresas no campo da sustentabilidade empresarial.
Pela sua atuação ética e responsável, figura entre as marcas de moda mais transparentes do mundo, segundo o Índice de Transparência da Moda (ITM). O Grupo Malwee possui três unidades fabris, 4,2 mil funcionários e está presente em mais de 25 mil lojas em todo o Brasil.