Rio do Oeste foi uma das cidades mais afetadas pelas chuvas no início deste mês.
Com previsão de novos temporais nesta semana, moradores de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, receberam um aviso de evacuação noite de domingo (30). Em vídeo divulgado nas rede sociais, o prefeito, Diogo Ferrari, divulgou, pediu que moradores das ruas onde a conta de inundação é mais afetada pelas cheias que evacuem as casas.
A cidade de Rio do Oeste foi uma das mais afetadas pelas chuvas no início do mês. Inclusive, naquela ocasião, o prefeito usou uma forma diferente de avisar a população sobre a enchente que estava por vir. Em plena madrugada do dia 5 de outubro sirenes de ambulâncias e viaturas policiais foram usadas para despertar a área central da cidade, que horas depois ficou totalmente alagada.
Neste domingo (29), Santa Catarina contabilizou 167 municípios que emitiram decretos de situação de Emergência, sendo que para quatro municípios a declaração foi de Estado de Calamidade Pública. São eles: Laurentino, Rio do Sul, Taió e Rio do Oeste, todos no Vale do Itajaí.
Um homem morreu na cidade de Witmarsum. Ele desapareceu, neste fim de semana, após o carro ser arrastado quando tentou atravessar uma área alagada. Uma mulher e uma criança de 5 anos, que estavam no veículo, conseguiram sair.