Noite inaugural da Festa dos Atiradores foi marcada pelo desfile das majestades do tiro e a sangria do primeiro barril da chope da festa
O Pavilhão A no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe foi palco da abertura da 33ª Schützenfest na noite desta quinta-feira (9), às 20 horas. Antes porém ocorreu a diplomação das majestades do tiro (ver quadro abaixo) que saíram em desfile do novo estande de tiro Roland Leopoldo Germano Janssen e seguiram para o Pavilhão “A” .
O pelotão entrou no local com as bandeiras Nacional, do Estado e do Município, conduzidas pela Liga de Grupos Folclóricos, seguida do Estandarte da Schützenfest, do estandarte e integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu, acompanhados da Banda Estrela de Ouro, da Rainha e Princesas da Schützenfest (Mainy, Fernanda e Ângela) e o Wildried (mascote), presidentes, Rainhas e sócios das 17 sociedades participantes da 32ª Schützenfest.
O Rei dos Atiradores, Christian Roberto Vota, e a Rainha das Atiradoras, Ináurea Reinke Schmidt, vieram na sequência. A passagem das majestades do tiro seguiu então pelo corredor de espadas, momento que remete às antigas festas de rei.
Após a entrada e colocação dos grupos no centro do pavilhão, o rei e a rainha dos atiradores fizeram a passagem pela “guarda de honra”, formada pelos comandantes e onde receberam homenagens. Após as falas das majestades do tiro, da execução do Hino Nacional Brasileiro e do ‘viva’ às majestades, foram disparados os tiros simbólicos, com as participações do prefeito Jair Franzner, o rei e a rainha dos atiradores e outros cinco convidados.
Ao lado de autoridades estaduais, municipais e de representantes das sociedades de tiro, que prestigiaram a abertura da festa, o prefeito Jair Franzner fez questão de ressaltar do resgate da cultura dos antigos colonos alemães que aqui chegaram por meio da Schützenfest. “O que vivenciamos aqui é um pouco do que acontece todos os fins de semana em nossas sociedades de tiro. É a festa não só do tiro, mas da família de Jaraguá do Sul.
Para encerrar a cerimônia de abertura da 33ª Schützenfest ocorreu tradicional sangria do primeiro barril de chope da Festa dos Atiradores que se estende até o próximo dia 19.
Conforme a Prefeitura, 5.581 pessoas passaram pelo Parque no primeiro dia de festa. Foram consumidos 9,3 mil copos de chopp e 4.702 tiros foram disparados.
MAJESTADES DO TIRO DA ASSOCIAÇÃO DOS CLUBES E SOCIEDADES DE TIRO DO VALE DO ITAPOCU (ACSTVI) DA 33ª SCHÜTZENFEST
Carabina Ar Seta Juvenil
Feminino
Rainha – Sofia Alice Hornburg
1ª princesa – Morgana Luiza De Carvalho
2ª princesa – Iasmin Gabriella Srelow
Masculino
Rei – Nicolas Karlan Konell
1° cavalheiro – Igor Luiz Campregher
2° cavalheiro – Alexandre Carlos Muller
Carabina ar seta
Feminino
Rainha – Kelli Cristina Erdmann
1a princesa – Nivaldetti Maria Salvo Franklin
2ª princesa – Jaise Franzner Frotscher
Masculino
Rei – Valdemiro Holz
1º cavalheiro – Henrique Steffens
2º cavalheiro – Evandro Wudke
Carabina Ar Chumbinho-Juvenil
Feminino
Rainha – Saskia Strutz Giese
1ª princesa – Vanessa Dos Santos Nascimento
2ª princesa – Emely Vitória Dalcastagné
Masculino
2º cavalheiro – Pedro Otavio Jahn
1° cavalheiro – João Henrique Bierende
Rei – Guilherme Gabriel Maas
Carabina Ar Chumbinho
Feminino
Rainha – Maria Aparecida Pereira
1ª princesa – Magali Teresinha Tamanini Bierende
2ª princesa – Jaqueline Rebelatto
Masculino
Rei – Valdir Mathias
1° cavalheiro – Deonei Geisler Klug
2° cavalheiro – David da Rosa Garcia
CARABINA 22
Feminino
Rainha – Ivane Bloedorn Mathias
1ª princesa – Ciliane Raquel Bihr De Brito
2a princesa – Ana Paula Voltolini Demathe
Masculino
Rei – Rui Barg
1° cavalheiro – Amirton Mathias
2° cavalheiro – Anderson Michel Hornburg
Rainha Das Atiradoras Juvenil – Kamila Maria Nimet
Rei dos Atiradores Juvenil – Ricardo Henrique Forlin
Rainha Das Atiradoras – Inaurea Reinke Schmidt
Rei dos Atiradores – Christian Roberto Vota