A 33ª edição da Schützenfest está trazendo várias novidades. Uma delas é a diplomação das majestades do tiro juvenil. O objetivo da iniciativa é incentivar e valorizar esta tradição entre os jovens.
Na primeira diplomação da história da Schützenfest, o rei dos atiradores na categoria juvenil é Ricardo Henrique Forlin, representando a Sociedade Vieirense. A rainha é Kamila Maria Nimet, da Sociedade Atiradores Independência.
A competição teve 158 participantes no masculino juvenil e 142 competidoras no feminino. Contando com as demais categorias, foram 1.382 competidores, em seis etapas. Kamila alcançou 629,4 pontos e Ricardo, 625,7.
Normalmente o tiro esportivo vem de uma tradição familiar, sendo passado de geração em geração. Mas, para o rei juvenil foi um pouco diferente. Ricardo foi convidado a iniciar na prática.
“Eu iniciei no tiro esportivo em 2017, na segunda etapa do campeonato anual. Fui convidado a iniciar no tiro esportivo pelo João Amazonas, representando a Sociedade Vieirense, que desde então foi quem me instruiu e me ensinou tudo que sei. Minha família não tem tradição no tiro, mas tudo começou com incentivo de minha mãe e apoio de toda minha família”, conta.
Já, a trajetória da rainha Kamila no tiro esportivo começou cedo, ainda na infância.
“Tinha apenas 7 anos quando comecei. O incentivo para que eu participasse do clube de tiro, partiu dos meus pais, Juliana e Moacir Nimet, e dos meus padrinhos, Cláudio e Inaurea Schmidt. Os primeiros ensinamentos, como postura e respiração, foram repassados pelo meu pai e pelos meu padrinho, diretor de tiro da sociedade. Nestes 11 anos como atiradora, pude ter a honra de representar quatro vezes a Sociedade Atiradores Independência, sendo 2ª princesa do tiro carabina 22 (liberado para a categoria juvenil na época), rainha do tiro seta, 1ª princesa do tiro chumbinho e atual e primeira Rainha das Atiradoras Juvenil da história da Schützenfest. Espero continuar atirando e seguindo esta tradição que tanto amo e, quem sabe, nos próximos anos poder representar ainda mais a minha sociedade”, comenta o jovem.