Flávio José Brugnag foi indicado pela Associazione Bellunesi nel Mondo Famiglia Jaraguá do Sul, do qual participa desde a sua fundação, há quase 25 anos.
O jornalista e editor do Jornal do Vale – JDV- Flávio José Brugnago, vai receber no sábado (25), em Belluno, Itália, o Prêmio “Bellunesi che hanno onorato la província di Belluno in Italia e nel Mundo”, evento realizado anualmente e entregue a pessoas de origem bellunesi que se destacam em diferentes campos de atividade.
Flávio José foi indicado pela Associazione Bellunesi nel Mondo – Famiglia Jaraguá do Sul, do qual participa desde a sua fundação, há quase 25 anos.
O convite oficial para o prêmio veio do presidente (governador) da Provincia de Belluno, Roberto Padrin, em documento da governadoria daquele estado no Norte da Itália, origem da família do homenageado que emigrou para o Vale do Rio Luiz Alves.
Serão seis os premiados e Flávio José é o único brasileiro. Ele venceu o prêmio no “settore sociale e solidaristico” pelo trabalho voluntário e participação nas áreas social, cultural, esportiva e pesquisa histórica de suas famílias de origem – Brugnago e Luchetta.
Pesou na escolha, entre outros, o envolvimento na fundação da Apae de Guaramirim e dos Bombeiros Voluntários de Schroeder e, na Chiesetta Alpina.
A solenidade de entrega está marcada para este sábado (25), a partir das 9h45 (horário da Itália), em Longarone, no Centro Cultural F. Parri.
É a 22ª edição do Prêmio Internacional Bellunesi que Honra a Província na Itália e no Mundo. Longarone é a cidade-irmã de Urussanga, Santa Catarina.
Vão dividir a honra de receber a premiação Francesco Dazzi e Francesco Piazza – settore econômico, impreditoriale e professionale; Romeo Sacchetti e Silvana Molin Pradel – settore istruzione, arte e cultura; Francesco Marin e Flávio José Brugnago – settore sociale e solidaristico.
O evento, o mais importante de Belluno, terá a participação, também, do Rotary Club de Belluno e da Associazione Bellunesi nel Mondo, presidida por Oscar de Bona.
Para Flávio José, é um orgulho ser indicado para uma premiação internacional, na província (estado) de origem dos avós e bisavós que emigraram para o Brasil, diretamente à Colônia Luiz Alves.
“Eles fizeram história e cabe a nós continuar e honrar as suas memórias. Dedico aos antepassados que saíram de Vallada Agordina e Canale D’Agordo, das famílias Brugnago, Luchetta, Andrich, Bonelli, Della Zassa, De Prá, Nart e Luciani, dos meus pais, avós e bisavós”.
Esta premiação é muito valorizada em Belluno. No ano anterior, o presidente da ABM Jaraguá do Sul, também recebeu esta homenagem. A imprensa tradicional da província, assim como radiofônica e redes sociais, está dando ampla repercussão ao fato.