Gabinete de vereadores são alvos de operação da Gaeco em Joinville

Ao todo 28 mandados de busca e apreensão estão em cumprimento nas cidades de Joinville e Araquari.


Nesta quinta-feira (30), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) iniciou o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão contra vereadores investigados na Operação Lajotas.

As investigações apontam que as subprefeituras de diferentes localidades de Joinville foram distribuídas por indicação política dos vereadores das respectivas regiões. Os envolvidos estão sendo investigados por supostos crimes na administração pública relacionados ao programa de pavimentação comunitária, ocorridos entre 2016 e 2020 em Joinville.

Conforme apurado, os vereadores passaram a indicar empreiteiros para obras de pavimentação utilizando as estruturas das subprefeituras. Esses vereadores investigados atuavam como intermediários nas contratações. Um deles, conhecido como “Rei da Lajota”, exercia liderança no poder executivo municipal na câmara.

A investigação, iniciada em 2021, tem como objetivo apurar uma possível organização criminosa envolvendo vereadores, agentes públicos e empresários durante o período mencionado. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Joinville, e 52 policiais do GAECO participaram da operação, com o apoio de policiais militares e civis.

A ação busca esclarecer supostos crimes contra a administração pública, como peculato, corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica e sonegação fiscal.

O nome da operação faz referência ao material utilizado nos contratos realizados pelas partes envolvidas. A investigação permanece sob sigilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *