MPSC abre investigação sobre idosa de 90 anos encontrada viva em necrotério em São José.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou uma notícia de fato para obter esclarecimentos sobre o caso da idosa de 90 anos encontrada viva dentro do necrotério do Hospital Regional de São José. A idosa havia sido declarada morta pela unidade de saúde. O MPSC busca apurar possíveis inadequações na prestação de serviços de saúde pelo hospital.

A vítima deu entrada no hospital na sexta-feira (24) e teve o atestado de morte emitido no sábado (25). A situação foi descoberta quando um funcionário de um crematório verificou que a idosa ainda estava viva e respirando. Ela foi encontrada dentro de um saco, conforme relato da família.

A 11ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José tomará as primeiras medidas, expedindo ofícios ao Hospital Regional para obter esclarecimentos detalhados sobre os procedimentos adotados no atendimento à paciente. A Secretaria de Estado da Saúde também será questionada sobre as providências adotadas para apurar os fatos.

A direção do hospital informou que a mulher estava em tratamento paliativo, e um processo de sindicância foi aberto para apurar as responsabilidades. O Comitê de Ética Médica e a Comissão de Óbito também foram acionados.

A família planeja processar o hospital, e a Secretaria de Estado da Saúde não divulgou publicamente a causa da morte. A idosa foi cremada na segunda-feira. O MPSC aguarda as respostas do hospital e da secretaria para prosseguir com a investigação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *