Santa Catarina Reforça Segurança para Receber Milhões de Turistas durante o Verão

Santa Catarina está se preparando para receber aproximadamente 2,8 milhões de turistas durante a temporada de verão, e uma das prioridades é garantir a segurança, identificando indivíduos com pendências judiciais. Em uma parceria estratégica entre o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE), uma inovadora integração foi anunciada no aplicativo SISP Conecta, com foco no apoio à operação “Estação Verão”.

O SISP Conecta, utilizado pela SSP, permite que policiais estaduais, guardas municipais, agentes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal acessem, de forma segura pelo celular, diversas funcionalidades que anteriormente estavam disponíveis apenas em delegacias ou centrais de emergência. A solução agora integra bases de dados do poder judiciário estadual e das três esferas do poder executivo: municipal, estadual e federal.

Leandro Berti, presidente do CIASC, destaca a colaboração como um exemplo claro de como a integração tecnológica e o trabalho conjunto fortalecem a eficácia das decisões judiciais. “Estamos unindo esforços para disponibilizar informações precisas e fundamentais, contribuindo para a segurança e a ordem durante a temporada de verão em Santa Catarina”, ressaltou.

O novo módulo do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) no SISP Conecta permitirá maior eficácia nas decisões dos Tribunais, segundo Armando Quadros da Silva Neto, sargento da Polícia Militar e coordenador do SISP na SSP. Ele destaca que a integração é um marco, possibilitando o acesso a mais de 350 mil mandados de prisão em todo o país, representando uma expansão significativa em comparação aos 9 mil mandados disponíveis anteriormente.

A parceria entre o CIASC e a SSP reforça a importância do alinhamento estratégico entre tecnologia e segurança pública. Isso proporciona às forças de segurança acesso a informações cruciais para a identificação de pessoas com pendências judiciais durante abordagens de rotina. A iniciativa também oferece um amplo panorama, incluindo mandados de prisão civis e penais, abrangendo situações de prisão provisória, definitiva e medidas de segurança na modalidade de internação.

Daniel Moro de Andrade, diretor de Tecnologia e Informação do TJSC, destaca que o compartilhamento de dados e a integração efetiva dos sistemas, por meio da colaboração entre os órgãos envolvidos, contribuem para uma gestão mais eficaz e promovem a segurança pública no Estado.

Essa iniciativa não apenas representa um avanço tecnológico, mas também demonstra o comprometimento das lideranças do CIASC, SSP e do Poder Judiciário em trabalhar de maneira coordenada para alcançar objetivos comuns em prol da segurança pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *