Nessa quarta-feira (20), 114 pessoas se formaram no Programa Qualifica Jaraguá. A solenidade de encerramento da edição 2023 do programa ocorreu no Centro Empresarial. Muito mais do que receber um certificado, para os alunos foi momento de celebrar uma conquista.
Este foi o segundo ano consecutivo do programa, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação em parceria com o sistema Fiesc/Senai e empresas do município que ofertam vagas de emprego aos concluintes.
Dentro do Programa Qualifica Jaraguá além do investimento de R$ 200 mil feito pela Prefeitura, há a contrapartida da iniciativa privada que custeia 20% do valor dos cursos oferecidos de forma gratuita para a população.
As capacitações de 2023 foram voltados a várias áreas da indústria. Entre elas, 10 cursos profissionalizantes gratuitos em almoxarife, assentador de revestimentos cerâmicos e porcelanato, costura, eletricista de instalações prediais,
operador e programador de máquinas de usinagem CNC, soldador básico (MIG/MAG/TIG), leitura e Interpretação de desenho técnico e metrologia, e assistente de planejamento, programação e controle de produção.
Na solenidade, o vice-presidente da Fiesc na região do Vale do Itapocu, Célio Bayer, destacou que o Qualifica é um programa de inclusão social já consolidado, que deve avançar ainda mais no próximo ano, para atender demandas crescentes da indústria.
“Temos um setor produtivo forte e pujante, que contribui para o desenvolvimento econômico da nossa região. Há uma necessidade crescente por profissionais capacitados, mas que acima de tudo estejam comprometidos com a região, em participar deste crescimento que é bom para todos, para as empresas, para a comunidade e para as famílias destes trabalhadores.”
“O programa trouxe resultados positivos. Com ele conseguimos acelerar a economia e ampliamos a oferta de profissionais qualificados para o setor industrial do Município”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Thiago Sarmanho.
O prefeito Jair Franzner reforçou a importância do engajamento das empresas parceiras do Programa.
“Somos uma cidade diferenciada, onde a união entre o Poder Público e a iniciativa privada faz toda a diferença. O Município desenvolve, as pessoas prosperam e têm qualidade de vida porque somamos esforços, investimos em qualificação profissional e na criação de um ambiente de oportunidades para todos.”