Desde 2013, Luiz Eduardo e Cristiane idealizaram o Clube de Cinema de Corupá, marcando presença nas redes sociais com uma página no Facebook e, posteriormente, no Instagram. Até meados de 2022, a atuação do Clube limitava-se a algumas publicações nas redes, compartilhando curiosidades sobre o universo cinematográfico. A virada ocorreu em 28 de junho de 2022, quando o Clube de Cinema de Corupá foi efetivamente colocado em prática, concretizando os planos dos idealizadores com a realização da 1ª sessão. Convites foram realizados através das redes sociais, atraindo a presença de munícipes interessados.
Desde essa primeira sessão, a dinâmica permanece a mesma: assistir a um filme e promover discussões sobre o mesmo após a exibição. A próxima sessão marcará o 11º encontro (30/01/24), e o calendário para o ano já está estabelecido (conforme a imagem em anexo).
A escolha dos filmes segue uma abordagem democrática, sendo decidida pelo grupo de participantes do Clube e/ou através de votação nas redes sociais. As sessões são feitas na Padaria Pão de Mel, após as 19h30.
Até o ano passado, o Clube utilizava equipamentos improvisados. No entanto, com a participação no Edital da Lei Paulo Gustavo (2023), o Clube passou a contar, a partir deste ano, com equipamentos adequados, incluindo projetor, home theater, telão e cadeiras almofadadas.
A pretensão do Clube é expandir seu número de adeptos e levar o cinema a qualquer lugar onde seja bem recebido. A iniciativa visa promover a apreciação cinematográfica na comunidade de Corupá, proporcionando encontros culturais significativos.
Texto: Luiz Eduardo Petry