Transporte coletivo de Jaraguá do Sul registra acréscimo de 18% de passageiros

A Prefeitura de Jaraguá do Sul mostra aos jaraguaenses, por meio do Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK), a eficiência do transporte coletivo no município no ano de 2023.

O IPK é calculado com base na quantidade de passeiros por quilômetro rodado. Esse índice é normalmente utilizado para cálculo da tarifa, entre outros indicadores.

Em 2023 o IPK do transporte coletivo de Jaraguá do Sul foi de 1,51 para passageiros transportados. Esse índice é considerado bom, sendo que há quatro classificações para o IPK: ruim (menor que 1), regular (maior ou igual a 1 e menor que 1,50), bom (maior ou igual a 1,50 e menor que 2) e muito bom (maior ou igual a 2).

O engenheiro civil da Diretoria de Trânsito e Transporte Público, Felipe Emendörfer Scheuer (foto), explica que a classificação “bom” é destaque em comparação com muitos municípios brasileiros.

Ele aponta como possível causa do IPK “bom” o maior controle de bilhetagem e quilometragem feito pela equipe de trânsito da Prefeitura de Jaraguá.

“Temos um aplicativo, por exemplo, chamado Flits, previsto na licitação do transporte coletivo, que nos permite um melhor monitoramento da frota, que, por consequência, deixa-nos oferecer um transporte coletivo de qualidade para a população”, ressalta o engenheiro.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, complementa que a frota de ônibus da concessionária de transporte coletivo continuará sendo monitorada e fiscalizada continuamente.

“Esse é o papel da administração municipal. Monitorar e fiscalizar a frota da empresa que recebeu a concessão para transportar os munícipes de forma eficiente, segura e com a mínima tarifa possível de se aplicar. Lembrando que estamos entrando no terceiro ano sem aumento de tarifa”, conclui.

Média de passageiros/dia foi de 26 mil no ano passado

A média diária registrada pela empresa concessionária em Jaraguá do Sul foi de 26 mil passageiros em 2023 (em dias úteis).

Atualmente a tarifa de ônibus aplicada no município é de R$ 3,94 antecipada e de R$ 4,50 embarcada, sendo que estudantes e professores da rede pública municipal pagam meia tarifa (antecipada).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *