A Prefeitura de Jaraguá do Sul prossegue com a limpeza e recuperação dos locais atingidos pela enxurrada do final de semana. Já foram removidas mais de 300 toneladas de entulhos. A força-tarefa envolve diretamente mais de 70 pessoas. Foram vários locais atingidos pela enchente, porém, os danos maiores foram causados por deslizamentos de terra, infiltrações e sobre carga na rede de drenagem pluvial. Algumas ruas foram muito danificadas ou destruídas por completo. É o caso do Rua Arnoldo Leonardo Schmitt, no bairro Barra do Rio Molha, onde toda a infraestrutura viária terá que ser refeita. As ruas Ana Zacko, Pedro Winter e Adolfo Antônio Emendoerfer também foram muito danificadas e serão recuperadas, assim como as demais. Houve, ainda, vários pontos de alagamentos.
Na Rua Alvino Stein, no bairro São Luís, um córrego transbordou inundando várias casas. Na manhã desta terça-feira (30), o aposentado Jonas Bittencourt Ribeiro, 67 anos, ajudou a carregar os móveis e outros pertences que foram perdidos na enchente. “Moro há 13 anos aqui e nunca tinha visto nada igual. Foi tudo muito rápido”, disse.
De acordo com informações da Defesa Civil, foram atendidas 48 ocorrências relacionadas às chuvas fortes. “Estamos nos concentrando nos casos mais graves”, destaca o diretor da pasta, Hideraldo Colle. O esforço concentrado tem o objetivo de recuperar a cidade o mais rápido possível. Como houve muitos estragos na cidade, recomenda-se paciência aos moradores que aos poucos tudo vai sendo resolvido. “Inicialmente foram removidos os entulhos e liberados os acessos das vias e residências, o próximo passo é a recuperação do que foi danificado”, explica o Secretário de Obras, Otoniel da Silva.
Equipamentos utilizados:
– 4 retroescavadeiras
– 3 escavadeiras 8 toneladas
– 1 escavadeira 4 toneladas
– 2 caminhões garra
– 1 trator de esteira
– 3 caminhões toco
– 10 caminhões truck
– 3 caminhões pipa
A força-tarefa ocorre em parceria com as várias secretarias e o Samae, bem como empresas terceirizadas que prestam serviços para o município.