Evento no pequeno teatro da SCAR, na noite de terça-feira (26), marcou os 90 anos de emancipação político-administrativa do município e os 200 anos da imigração Alemã no Brasil. Com o teatro lotado foi relembrada a trajetória de ascensão e desenvolvimento de um dos municípios mais importantes de Santa Catarina. O ato foi promovido pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
A formalização ocorreu com o Decreto nº 565 de 26 de março de 1934, estabelecendo que o Distrito de Jaraguá e de Hansa Humboldt, até então pertencentes ao município de Joinville, seriam emancipados a partir da instalação do Município de Jaraguá em 8 de abril de 1934. Neste dia, o Interventor Federal, Aristiliano Ramos, desmembrou Jaraguá de Joinville, tornando-o município e nomeando para prefeito o então Intendente, José Bauer.
A cidade, até
então chamada de Jaraguá, tornou-se Jaraguá do Sul em 1943, por meio do Decreto nº 941. “É com muito orgulho e satisfação que comemoramos esta data tão importante, que marca o início de tudo o que somos hoje. Uma cidade pujante, com um povo próspero, ordeiro e trabalhador”, destacou o diretor de gabinete, Sidnei Marcelo Lopes, que representou o prefeito, José Jair Franzner.
A noite foi de homenagens aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, cultura muito forte e respeitada em Jaraguá do Sul. Familiares de imigrantes alemães que se destacaram em suas áreas de atuação e que contribuíram para o desenvolvimento social e econômico do município receberam uma placa e flores como forma de reconhecimento. “Estas e tantas outras famílias contribuíram de forma significativa para a construção da identidade cultural, social e econômica da sociedade, assim como as demais etnias. Somos uma comunidade plural construída com a participação de todos os que para cá vieram”, enfatizou a secretária, Natália Lúcia Petry.
Entre as atrações, destaque para apresentação do professor de bandoneon do Programa Bolsa Cultural, Márcio Brosowsky e também para o concerto da Orquestra de Câmara da SCAR, regida pelo Maestro Heitor Gemaiel Elias Rosa, cujos integrantes farão apresentações na Alemanha em 2025. Heitor também integra a equipe de professores do Programa Bolsa Técnico Cultural, ministrando aulas de violino.
Famílias homenageadas
– Família de Maximiliano (MAX) Schubert;
– Família de Georg Czerniewicz;
– Família de Friedrich Carl Albert Vasel;
– Família de Carlos Fritz Vogel;
– Família de Henrique Marquardt;
– Família de Hermann Mathias;
– Família de Walter Hertel;
– Família de Carlos Eggert;
– Família de Frederico Bartel Jr;
– Família de Francisco Frederico Moeller;
– Família de Ernesto Gotlieb Horst e Emílio Ernesto Horst;
– Família de Wilhelm Walther.