O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgou na última semana, os números acumulados deste ano, já incluindo o mês de fevereiro. Santa Catarina se manteve como segundo melhor Estado em termos de saldo de vagas de emprego do Brasil atrás apenas de São Paulo. Foi ainda o quarto nacionalmente do Brasil na lista de criação de postos de trabalho neste período. De acordo com o levantamento do Caged registrou, entre admissões (317.822) e demissões (265.629) um saldo positivo de 52.193 vagas.
A exemplo do próprio Estado, o resultado de Jaraguá do Sul manteve o saldo positivo dos últimos meses. No acumulado deste ano, o Município contabilizou 7.657 contratações, 5.944 demissões e um saldo positivo de 1.713 vagas. “Números que nos deixam entre os cinco melhores geradores de emprego no Estado se levarmos em conta o resultado acumulado neste primeiro bimestre”, destacou o gerente de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Douglas Venturi. Ele aifrma que neste levantamanto a cidade fica atrás apenas de Joinville, Itajaí, Blumenau e Chapecó, mas à frente de outros importantes polos como Florianópolis, Criciúma, Tubarão e São José.
O segmento da indústria continua como principal carro-chefe das admissões jaraguaenses sendo responsável por 44,5% destas novas vagas. Na segunda posição ficou o setor de Serviços com 27,2%, seguido pelos setores do Comércio (19,9%), Construção Civil (8%) e Agropecuária (0,15%).
Incentivo à geração de emprego – Dentre as políticas voltadas à geração de emprego e renda, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Fiesc, lançou recentemente o Portal Jaraguá Mais Empregos no qual consta vagas profissionais disponíveis no Sine, além de cursos profissionalizantes ofertados pelo Sebrae. O portal pode ser acessado pelo link www.jaraguadosulmaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br, diretamente pelo site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br/emprego) e ainda pelo aplicativo “Jaraguá na Mão”.