Assinada nesta semana a ordem de serviço para o restauro do Mercado Públco Municipal. O investimento total do contrato, com serviços de engenharia, restauro e material é de R$ 2.205.747,48. A empresa H3 Construção Civil, vencedora do Edital de Tomada de Preços 283/2023, tem 365 dias consecutivos para a execução da obra.
Trata-se de um momento bastante aguardado por nós, jaraguaenses, pois sabemos a importância que esse edifício teve em nossa história e para os dias atuais, integrando o cenário do Centro Histórico de Jaraguá do Sul, explicou a secretária, Natália Lúcia Petry.
Inaugurado em 1.965 com a finalidade de atender às reivindicações dos agricultores, o imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico por meio do Decreto Municipal nº 9018/2012 e integra o conjunto arquitetônico que compõe o Centro Histórico de Jaraguá do Sul.
A arquiteta Suzana de Souza descreve as características do prédio em documento do tombamento municipal desta forma: “caracteriza-se principalmente pelas linhas retas e simetria. Compõe-se de um grande bloco central no primeiro plano, que separa outros dois pequenos blocos recuados ao fundo. Sua fachada e acesso principal participa, diretamente do espaço público da cidade, com três grandes marquises que protegem a calçada. Estas são apoiadas em sequência de pilotis, ora verticais, ora inclinados, sendo que a marquise central está acima das demais e em balanço, marcando uma pequena introdução do modernismo. As aberturas não têm detalhes, somente as pequenas basculantes superiores da fachada principal que possuem contorno em relevo. O telhado não é visível.”