A recuperação de ruas atingidas pela enxurrada no final de janeiro desse ano prosseguem.
Em alguns locais as obras já foram concluídas, em outros pontos da cidade o trabalho segue de acordo com o cronograma.
No caso da Rua Arnoldo Leonardo Schmitt, no bairro Barra do Rio Molha, a via já foi recuperada, depois de ser completamente destruída pela força da água que rompeu a rede de drenagem.
Foi preciso reconstruir a rua por completo.
Na Rua Ana Zacko, na Barra do Rio Molha, que é uma das obras mais complexas devido ao terreno irregular e a aclividade acentuada (subida), cerca de 70% da concretagem já ocorreu. Foram instalados tubos com dimensões maiores em alguns pontos, para melhorar a vasão da água em dias de chuva mais intensa. Também será implantada uma rede de drenagem pluvial em um dos lados da rua.
Quanto a Rua Pedro Winter, também no bairro Barra do Rio Molha, a recuperação está bem adiantada, restando a limpeza e acabamento nas laterais e a recolocação de um trecho de lajotas.
Outra região bastante afetada, foi no bairro Rio Molha. Na Rua Adolfo Antônio Emmendoerfer, principal via de acesso ao bairro, foram vários pontos atingidos com a destruição de parte da pista e da rede de drenagem. Galerias foram instaladas e houve o desentupimento da rede de drenagem pluvial e consertos ao longo da pista. Obras de enrocamento também foram necessárias como nas proximidades do limite com o município de Massaranduba. Restam ainda três pontos onde o asfalto precisa ser refeito para a conclusão dos trabalhos.
De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Otoniel da Silva, foram várias frentes de trabalho empenhadas em recuperar os estragos causados pela enxurrada em Jaraguá do Sul. “Nos dedicamos ao máximo e encontramos muitas dificuldades. Ainda há bastante trabalho a ser feito, mas se o tempo colaborar, logo todas as obras serão concluídas”, comentou.
Ao todo, segundo levantamento da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, foram 83 ruas afetadas em oito bairros do município, durante a enxurrada no início de 2024.