A prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, atualizou os números registrados no Centro de Atendimento Dengue. De terça-feira (9), quando começou o trabalho, até o início da quinta-feira (11), houve 1.273 atendimentos, resultando em 3.120 procedimentos, 82 hidratações e 11 transferências.
São cerca de 30 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros profissionais, atendendo diariamente das 7h às 22h, todos os dias da semana – no entanto, para ser atendido no mesmo dia a pessoa precisa dar entrada no máximo até às 19h. O acesso dever ser feito exclusivamente pela Rua José Fachini, que leva aos fundos do Parque de Eventos.
A orientação dos responsáveis é para que só procure a Central, a pessoa que tiver com os sintomas mais graves, como forte dor de cabeça, vômito, dor abdominal, sangramento entre outros sintomas mais agudos. Os demais casos devem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, “que também estão preparadas para fazer os atendimentos e encaminhamentos necessários”, informa a Diretora de Saúde Primária, Amanda Melo.
“A pessoa que tiver algum sintoma que possa indicar que esteja com dengue, deve se manter bem hidratada, beber água é fundamental. Aqui para o Centro de Atendimento devem vir somente os casos mais graves”, completou. Outra recomendação é para as pessoas não tomem remédios como AAS nem anti-inflamatórios. “Pois esses medicamentos agravam o quadro clínico de um paciente que tiver contraído a dengue”, explicou.