O Programa Germinar tem a participação de 518 famílias e mais de duas mil pessoas envolvidas
Um programa que virou lei há sete anos e que transformou espaços e terrenos ociosos, com mato alto e improdutivos em áreas que vão além da beleza, áreas que alimentam.
O Programa Germinar virou lei em 2017 e espalhou hortas comunitárias por Jaraguá do Sul. Atualmente, são 55 hortas em 22 bairros da cidade.
De acordo com dados municipais, as áreas verdes urbanas cultiváveis somam algo em torno de dois mil imóveis e podem ser transformadas em hortas comunitárias como as que já existem. Para isso, basta que a comunidade próxima ao local demonstre interesse em utilizar o espaço para o cultivo de hortaliças.
Em 2023 o, 250 mil mudas foram enviadas para as hortas comunitárias do município.
Vários locais podem se transformar em hortas comunitárias em Jaraguá do Sul e, caso a comunidade tenha interesse em criar uma, há alguns requisitos que precisam ser cumpridos, como, por exemplo, ter um grupo de no mínimo seis famílias que se enquadrem nas normas estabelecidas pelo município. “Há um compromisso das famílias em manter a área produtiva e limpa o ano inteiro”.
A partir do momento que a área é definida para receber uma horta comunitária, o município cede o terreno, faz a limpeza, deixa os canteiros prontos para o plantio e fornece os insumos, como o adubo e as mudas, que podem ser retiradas todas as sextas-feiras.
Há grande variedade de hortaliças disponibilizadas pela prefeitura para o plantio nas hortas comunitárias, especialmente, aquelas que podem ser cultivadas durante todo o ano. Os interessados em participar de uma horta comunitária, devem entrar em contato pelo telefone (47) 98422-2029.