Doce tem textura parecida com a de bolo e costuma ser recheada e coberta por farofa. Ela demorou mais de 24 horas para ficar pronto.
Já imaginou comer uma cuca de 100 metros? Ou, ainda melhor, uma de 200 metros? Pois foi com esse tamanho que a cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, bateu pela quinta vez o recorde gastronômico de maior cuca feita na história do Brasil.
Para ser feito o doce, que tem textura parecida com a de um bolo e costuma ser recheada e coberta por farofa, foram necessárias 15 pessoas, produzindo-o durante mais 24 horas. O peso total foi de 1.668 kg e 8 sabores diferentes (confira, abaixo, a receita).
Para esse ano foram usados os seguintes ingredientes:
- 450 kg farinha;
- 900 ovos;
- 140 kg de açúcar;
- 140 litros de água;
- 90 litros de leite;
- 90 kg de manteiga;
- 2 kg de sal.
Sendo utilizados também esses oito sabores: farofa, abacaxi, banana, chocolate branco, chocolate preto, maçã com nozes, linguiça Blumenau e queijo.
O recorde foi auditado pelo instituto Rank Brasil. Segundo a organização, o recorde foi medido pelo comprimento e também pelo peso, que será mensurado pelo método de cubagem: multiplicando amostragens por um fator estatístico.
Outras vezes, que a cuca de Blumenau ficou como a maior do Brasil pelo RankBrasil:
- Em setembro de 2018, veio a primeira cuca gigante de 168 metros, quebrando o recorde de maior cuca do Brasil, antes pertencente a São Bento do Sul, que havia produzido em 2017 uma cuca de 144 metros.
- Na edição de 2019, quebraram o recorde com uma cuca de 169 metros, obtendo novo recorde;
- Em 2022, quebraram o próprio recorde, com uma cuca de 172 metros;
- Em 2023, quebrou mais uma vez o recorde, com uma cuca de 199 metros.
Esse ano, a cuca teve o objetivo de homenagear os 200 anos de imigração alemã. Já que a cidade de Blumenau, cultiva a cultura germânica pelos seus descendentes.