Evento discute integração entre formação e serviços de saúde

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Decisões Administrativas e do Sistema Ensino Saúde e Comunidade do Gabinete do Prefeito, promoveu nesta quarta-feira (23), no grande teatro da Scar, a “Jornada Coapes: Humanização e Integração em Saúde”. O evento reuniu mais de 700 profissionais ligados à Saúde, estudantes e gestores, para discutir e refletir sobre a importância da colaboração intersetorial e do cuidado centrado nas pessoas. O objetivo principal do encontro, segundo os organizadores, é fortalecer a integração entre instituições de ensino e os serviços de saúde, promovendo reflexões e inovações que impactam diretamente na formação dos profissionais da área. Uma vez que o Sistema de Ensino busca garantir a qualidade da formação dos futuros profissionais de saúde.

Durante a Jornada Coapes foram apresentadas as palestras: Atendimento Humanizado, com o Dr. Wilson Aparecido Alves de Oliveira; Cuidados Paliativos, com o Dr. Luis Carlos Stoeberl e Assédio Moral e Sexual com a advogada Bruna Raulino. Em turmas separadas foram discutidos os temas: Inteligência Emocional Aplicada a Quem Cuida, com a psicóloga Kelly de Moraes e Acolhimento e Comunicação Assertiva nos Espaços Públicos e os Efeitos para a Saúde Mental, apresentado pela psicóloga Maira Geisa Kons.

Para o especialista em Oncologia Dr. Luis Carlos Stoeberl, para além dos recursos técnicos e medicamentosos, a presença humana ao longo de todo o processo é fundamental. “Ainda que esgotadas todas as possibilidades de reversão de uma determinada doença, é extremamente importante o acolhimento e o acompanhamento”, explica. “Precisamos entender a dor do outro e cumprir a nossa missão”, orienta.

Já a psicóloga Maira Geisa Kons discutiu com um grupo de profissionais sobre a importância da comunicação nos ambiente públicos e seus efeitos para a saúde mental. “Vivemos um tempo onde as pessoas estão tendo muita dificuldade para se expressar, para conseguir escutar o que os outros têm a dizer e aí a gente começa a falar de conflitos, de relações que fazem mal para a saúde mental. Por isso é importante desacelerar. O mundo tem engolido as pessoas de tal forma e os adoecimentos estão aí para constatar”, observa.

Dentre suas atribuições, a Diretoria de Decisões Administrativas é responsável pela formação e educação continuada dos profissionais de saúde da rede e pelo gerenciamento do Programa Mais Médicos no município. A diretora responsável pela pasta, Ivana Atanásio Dias, avalia que o dia dedicado à formação dos profissionais da área “foi um momento valoroso, no qual as pessoas puderam se olhar, conversar e compreender melhor, inclusive as próprias emoções”.

Ao longo dos próximos dias os participantes devem responder um questionário avaliando o conteúdo e a organização do evento, e podem sugerir os assuntos a serem abordados na edição de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *