Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio de suas secretarias, fundação e autarquia, adotou medidas restritivas e orientativas visando o combate ao novo coronavírus. Essas medidas buscaram manter a mesma qualidade no atendimento ao público e na entrega dos serviços aos cidadãos jaraguaenses. Um dos exemplos vem do Samae, autarquia municipal considerada prestadora de serviços essenciais à população, que são: a entrega de água potável, a coleta e tratamento do esgoto sanitário e a coleta e destinação dos resíduos sólidos.
Neste caso, sem paralisar os serviços externos e nas estações de tratamento de água e de esgoto, o Samae adotou, dentre outras medidas, evitar aglomerações nas dependências da autarquia. Os atendimentos passaram a ser feitos on-line e por agendamento. E os números demostram que a população se utiliza desses canais para encaminhar suas demandas. As chamadas telefônicas lideram o ranking de contatos feitos com o Samae em 2021. Em segundo lugar estão as demandas através do aplicativo de celular (whatsapp) e por último os atendimentos presenciais.