Atualmente, a corporação conta com 52 funcionários remunerados, com 37 deles sendo bombeiros, e mais 103 voluntários que também atuam como bombeiros
Na manhã desta terça-feira (18), os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul estiveram na Câmara Municipal para apresentar os trabalhos realizados por eles de janeiro a setembro de 2022. O presidente da entidade, João Alfredo Silveira, usou a tribuna da Casa de Leis para expor os dados a pedido do presidente do Legislativo, Jair Pedri (PSD).
Atualmente, a corporação conta com 52 funcionários remunerados, com 37 deles sendo bombeiros, e mais 103 voluntários que também atuam como bombeiros. Conforme os números apresentados, cerca de 94% das ocorrências operacionais da instituição são relacionadas a atendimentos pré-hospitalares, como acidentes domésticos, de trânsito, de trabalho e esportivos. Em 2022, de janeiro a setembro, já foram registrados 7.593 atendimentos desse tipo.
Silveira relatou que neste mesmo período 156 vezes os BV foram acionados para combate a incêndio. Entre essas ocorrências, houve incêndios em residências, em indústrias, em vegetação e em veículos. E em outros 343 casos os BV foram chamados para serviços extraordinários, como captura de animais, vazamentos, busca e salvamento, entre outros. O tempo médio de atendimento às ocorrências é de cerca de 8 minutos, segundo o gestor.
Subsedes reativadas
Em 2022, os Bombeiros Voluntários jaraguaenses fiaram mais perto da comunidade, já que duas subsedes foram reativadas. Uma no bairro Nereu Ramos, que voltou a funcionar no dia 15 de setembro e está em regime de plantão durante 12 horas por dia. E outra no bairro Barra do Rio Cerro, que voltou às atividades no dia 1° de setembro e está funcionando 24 horas por dia. O presidente João Silveira agradeceu aos parlamentares municipais pela moção de apelo, de autoria de Osmair Gadotti (MDB), que pedia à Prefeitura jaraguaense o aumento dos repasses financeiros feitos à entidade para que as subsedes pudessem ser reativadas.
O vereador Rodrigo Livramento (Novo) relatou, durante a sessão, que visitou a estrutura dos BV no Nereu Ramos e se mostrou preocupado com o fato de a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu de Santa Catarina estar localizada na subsede. A USA é uma ambulância administrada pelo Governo do Estado que conta com mais tipos de aparelhos e de medicamentos, essenciais nos atendimentos a pacientes em estado crítico. O parlamentar adverte que Nereu Ramos fica muito mais distante de alguns bairros de Jaraguá do Sul do que se a unidade estivesse alocada no Centro da cidade. Para ele, o tempo de deslocamento da ambulância é crucial em ocorrências, por isso é preciso que o equipamento esteja em local estratégico e o mais próximo de todos os bairros.
Silveira admitiu que já há conversas para que a unidade seja transferida para a área central do município. Ele conta que a Secretaria de Saúde já solicitou a mudança e, inclusive, ofereceu um espaço próximo ao ginásio Arthur Müller para contemplar a demanda. O presidente acredita que em breve alguma decisão deve ser tomada pelo Governo Estadual em relação a isso.
Volta dos Bombeiros Mirins
Silveira também anunciou aos vereadores a retomada do projeto Bombeiro Mirim e Aspirante em 2023. Segundo ele, R$ 279 mil já foram captados pela entidade para início das atividades através do Fundo da Criança e do Adolescente. A próxima turma de bombeiros mirins deve contar com 40 jovens.