Município enfrenta sérias dificuldades com o abastecimento de água, transporte coletivo e escolar e estradas comprometidas
Será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (29), o decreto de emergência assinado pelo prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, na tarde desta segunda-feira (28).
A decisão foi tomada em função dos sérios danos causados pelas chuvas dos últimos dias.
“Nós estamos com as estradas do interior extremamente comprometidas com várias quedas de barreira, isolando algumas comunidades. Além disso, a estação de captação de água por gravidade sofreu diversos danos, enquanto a captação por bombeamento não consegue atender à demanda em função da turbidez da água. O transporte coletivo, escolar e intermunicipal também está prejudicado. Embora nossas equipes estejam trabalhando em diversas frentes, não conseguimos dar conta de tanto serviço”, disse o prefeito Tamanini.
Integrantes do Grupo de Resposta a Ações Coordenadas (GRAC) foram convocados para uma nova reunião de emergência para esta terça-feira (29). O encontro será às 11 horas, no gabinete do prefeito municipal.
Água: consumidores precisam economizar
Técnicos da Águas de Corupá, empresa responsável pelo abastecimento de água no município, trabalham desde domingo (27) na tentativa de recuperar a estação de captação por gravidade, distante aproximadamente 8 quilômetros da estação de tratamento. Com a forte correnteza, a tubulação se rompeu e parte dos canos, foi arrastada pela água. A alternativa, é a captação através da estação de bombeamento no bairro Ano Bom.
Ocorre que com as chuvas intensas, a turbidez da água inviabiliza o tratamento na quantidade suficiente para atender à demanda.
“Estamos conseguindo tratar em torno de 9 a 10 litros por segundo, quando seriam necessários o dobro disso. Na tarde desta segunda-feira (28), conseguimos retomar o fornecimento, mas a reserva durará pouco tempo e certamente amanhã o abastecimento voltará a ficar comprometido. Então, é preciso a colaboração de todos para usar o estritamente necessário”, disse Joney Morozini, secretário de educação e que acumula a função de presidente da Águas de Corupá.
Por volta das 5 horas da madrugada desta terça-feira (29), prefeito Tamanini, presidente da Águas de Corupá e técnicos da autarquia irão à estação de captação para analisar o que pode ser feito para resolver o problema o mais rápido possível.