Dados do INCA- Instituto Nacional de Câncer estimam 73.610 novos casos de câncer de mama para o Brasil, apenas neste ano
A campanha Outubro Rosa é referência na conscientização sobre os cuidados relacionados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Não é para menos. É o câncer que mais mata mulheres no país. Dados do INCA- Instituto Nacional de Câncer estimam 73.610 novos casos de câncer de mama para o Brasil, apenas neste ano.
Para combater essa doença, e muitas outras, a prevenção e o diagnóstico precoce ainda são os melhores aliados. Por isso, o Centro de Imagem do Hospital Jaraguá disponibiliza todos os exames necessários para fortalecer os cuidados com a saúde da mulher, de forma preventiva. O objetivo é justamente identificar condições patológicas, mesmo antes que os sintomas se manifestem, aumentando as chances de tratamentos eficazes.
Foi o que aconteceu com a técnica em radiologia do Hospital Jaraguá, Francileide da Silva Dogomar, que por meio dos exames de mamografia e ultrassom identificou um nódulo na mama esquerda.
“Sempre realizei meus exames anualmente, e em 2014, tive esse diagnóstico. Naquele momento começou minha luta e se não fosse precoce provavelmente eu não estaria aqui hoje”, relata.
A auxiliar administrativo do Centro de Imagem do Hospital Jaraguá, Susi Sarda, é outro exemplo. Em agosto deste ano ela começou a sentir dores intensas nos seios, imediatamente realizou a ecografia de mamas, ressonância magnética e até mesmo punção. O diagnóstico foi o de fibroadenoma, um nódulo não cancerígeno, mas que não para de crescer.
“Terei que passar por cirurgia. Aos 33 anos jamais imaginava que passaria por isso. Mas, pessoas novas também precisam se cuidar. Quanto antes, melhor”, recomenda Susi.
Exames fundamentais para a saúde da mulher
A mamografia é o exame mais usado no rastreamento do câncer de mama. No entanto, existem outros que são fundamentais para identificar problemas de saúde da mulher. No Centro de Imagem do Hospital Jaraguá são disponibilizados:
Mamografia – utiliza radiação ionizante em baixíssima dose. Durante o exame, a paciente coloca os seios entre as duas placas do mamógrafo. Assim, o aparelho comprime as mamas e gera as imagens. Ainda que pareça desconfortável, essa compressão é rápida e fundamental, possibilitando a identificação de pequenas alterações. Mulheres acima dos 40 anos, ou a partir dos 35 anos com histórico familiar de primeiro grau, precisam fazer a mamografia anualmente;
Ecografia de mamas – utiliza ondas sonoras para criar imagens das estruturas internas do corpo. Na mama, ajuda a distinguir lesões, cistos, nódulos, tumores e outros achados. Pode ser usada também em mulheres jovens e grávidas. É disponibilizado ainda as ecografias das axilas, transvaginal, tireoide e abdome total;
Densitometria óssea – também utiliza radiação ionizante em baixíssima dose. O exame consiste em medir a densidade mineral do osso da coluna vertebral, quadril ou antebraço. É importante especialmente para mulheres após a menopausa, quando o risco de osteoporose aumenta devido a alterações hormonais;
Densitometria de corpo inteiro – utiliza o mesmo equipamento da densitometria óssea, mede a densidade mineral de todos os ossos, além de avaliar a composição corporal, incluindo a quantidade de massa magra, gordura e outros componentes, auxiliando na avaliação da saúde metabólica e a composição corporal geral;
Laboratório de Coleta – O Centro de Imagens tem ainda o Laboratório de Coleta onde são realizados hemograma, níveis de colesterol, glicemia, dosagem hormonais, função renal, marcadores tumorais, coleta de preventivo, entre outros.