Prefeitura de Jaraguá promove ação de Monitoramento Rápido de Vacinação

De 1º a 30 de novembro agentes de saúde percorrerão os bairros para avaliar as carteirinhas de vacinação de crianças de 0 a menores de 15 anos. O objetivo é identificar a população vacinada e não vacinada

Encerrada a Campanha de Multivacinação no sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul, vai começar nesta quarta-feira (1º), uma importante ação de saúde pública: o Monitoramento Rápido de Vacinação (MRV), iniciativa proposta pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) ao Ministério da Saúde que chega, agora, aos municípios.

Na ação que vai ocorrer até o dia 30 de novembro, equipes de saúde do município estarão em campo para realizar o monitoramento que tem como objetivo principal identificar, em um curto período de tempo, a população vacinada e não vacinada em áreas específicas da cidade. O público-alvo do MRV são crianças e adolescentes de 0 a menores de 15 anos de idade, residentes em áreas pré-definidas pela Unidade de Saúde de referência do bairro.

Os vacinadores, devidamente identificados com crachá e colete, vão de casa em casa avaliar as cadernetas de vacinação deste público para verificar a situação vacinal e orientar os munícipes sobre imunização.

Em caso de necessidade de atualização das carteirinhas a pessoa será orientada a comparecer na Unidade de Saúde para completar o esquema vacinal, dentro do prazo de realização do MRV. O retorno será monitorado pela UBS.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, reforça que a ação representa uma oportunidade única para a população receber os vacinadores em suas casas e participar desta importante iniciativa de saúde pública.
 
“Receber os vacinadores e permitir a avaliação da caderneta de vacinação é fundamental. A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir diversas doenças e garantir a saúde de nossas crianças e adolescentes”, afirma.

Números da Multivacinação em Jaraguá do Sul
A Campanha de Multivacinação voltada a crianças de 0 a menores de 15 anos encerrou no sábado (28). Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram avaliadas 7.500 cadernetas de vacinação e 2.888 pessoas nesta faixa etária receberam doses de vacinas.

Durante os dias de campanha também foi entregue o “Certificado de Vacinação em Dia”, que será usado para as rematrículas e matrículas na Rede Municipal de Educação. Mesmo com o término da campanha, o certificado continua sendo fornecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *