Duas pessoas morreram na noite de quinta-feira (16) em Taió, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, depois que o carro em que elas estavam afundou em uma área alagada pela chuva. Outras duas pessoas, que também estavam no veículo, foram resgatadas presas em galhos.
O trabalho de resgate durou cerca de duas horas e começou quando um morador foi até o batalhão dos bombeiros e informou que um carro estava no local. O homem e a mulher, ambos idosos, estavam fora do veículo em árvores. A mulher apresentava sinais de hipotermia, de acordo com os socorristas.
Uma terceira mulher, também idosa, foi encontrada com parada cardiorrespiratória e desacordada. Ela chegou a ser levada a uma unidade de saúde, mas morreu segundo a prefeitura da cidade. A quarta vítima estava dentro do carro que foi retirado da água.
Para o resgate, foi necessário um mergulhador e um guincho.
O mau tempo é causado pela influência de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica. Há risco de novos temporais e chuva volumosa, com rajadas de vento e enxurradas ao longo do dia.
“Saiam de casa”, diz prefeito da cidade
Taió, assim como diversas cidades de Santa Catarina, é atingida por temporais nesta sexta. Por conta do alerta para mais chuva ao longo do dia, o prefeito Horst Alexandre Purnhagen emitiu um comunicado pedindo atenção dos moradores na noite de quinta:
“Se previnam, saiam de suas casas. Retirem as coisas, e saiam de suas casas”, disse.
A cidade tem uma barragem para prevenir alagamentos na região. Na quinta, as comportas dela e de Ituporanga foram fechadas. Conforme o estado, a medida foi feita por conta da chance de iinundação na região.