O evento é aberto a toda comunidade e tem como objetivo conscientizar a população sobre a prematuridade e promover um reencontro entre a equipe assistencial com as famílias e seus prematuros
Novembro é o mês mundial de sensibilização para a causa da prematuridade, mais conhecido como Novembro Roxo. Para marcar a campanha, o Hospital Jaraguá promove, no próximo sábado (18), a 4ª Caminhada do Prematuro, no Parque Linear Via Verde. O ponto de encontro será a árvore da Figueira, a partir das 8h30.
O evento é aberto a toda comunidade e tem como objetivo conscientizar a população sobre a prematuridade e promover um reencontro entre a equipe assistencial com as famílias e seus prematuros.
Para a ação, o Hospital Jaraguá também está disponibilizando camisetas. Elas podem ser adquiridas no Bazar dos Voluntários, que fica anexo ao hospital, pelo valor de R$30,00. Também são oferecidos chaveiros do prematuro ao valor de R$ 10,00.
Segundo a Enfermeira e Coordenadora da Caminhada do Prematuro, Camila Martini, todo o valor arrecadado com as vendas será revertido na assistência aos prematuros do hospital.
“Pequenas ações, grande impacto”
O dia 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade e o tema da campanha global deste ano é “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”. O objetivo é enfatizar os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais, especialmente para bebês prematuros extremos. Já o roxo simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares nos pequenos prematuros.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos cinco anos. A cada 10 minutos, seis bebês nascem prematuramente no Brasil. Vale explicar que um parto é considerado prematuro quando o nascimento se dá antes da 37ª semana de gravidez.