O período com os maiores volumes previstos ocorre entre a terça-feira (28) e a quarta-feira (29)
A condição que manteve o tempo firme no estado neste fim de semana, começou a mudar no domingo (26) com a presença de umidade e instabilidades que deixaram o tempo nublado e pancadas de chuva fraca. No entanto, a partir desta segunda-feira (27) o processo de formação de uma região de baixa pressão no Paraguai favorece temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste.
O período com os maiores volumes previstos ocorre entre a terça-feira (28) e a quarta-feira (29) quando a região de baixa pressão se posiciona na costa do estado, provocando chuvas intensas na região. Este sistema também favorece agitação marítima, que pode superar os 3,0 m nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 40 mm e 80 mm no Grande Oeste e Planaltos, com pontuais que se aproximam dos 100 mm. Nestas áreas, o risco é moderado para danos como alagamentos e enxurradas. Já nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí o risco é muito alto. Nesta região, a chuva persistente traz volumes entre 80 mm e 150 mm, podendo superar estes valores.