Nesta terça-feira (28), o Governo do Estado e a Celesc Geração S.A. assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de realizar estudos sobre a viabilidade técnica, ambiental, econômica e jurídica para a exploração de potenciais hidrelétricos das barragens de contenção de cheias do Sul, em Ituporanga, Oeste em Taió e Norte, em José Boiteux. A iniciativa visa aumentar a capacidade de geração de energia elétrica limpa em Santa Catarina.
Após identificar a viabilidade dos potenciais de geração de energia, a Celesc faria as adaptações necessárias e assumiria a operação das barragens. O governador Jorginho Mello destacou a importância do gerenciamento das barragens, especialmente após os eventos de cheias recentes. Ele enfatizou a parceria com a Celesc, mencionando que solicitou um estudo para avaliar a possibilidade de geração de energia em todas essas barragens, incluindo duas adicionais a serem construídas. O objetivo é utilizar os recursos gerados para investir em proteção ambiental, desassoreamento de rios e projetos para mitigar os impactos das enchentes recorrentes.
O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, ressaltou o compromisso da empresa em cooperar com o Estado em defesa de Santa Catarina. Ele destacou o potencial da Celesc em ampliar sua atuação, incluindo a geração de energia e a parceria com a Defesa Civil.