A Secretaria de Educação no ano de 2024 ampliará o projeto de viagem de estudos voltado a alunos do 3º ano do ensino fundamental. O projeto visa oportunizar momentos de conhecimento, coleta de dados e informações sobre o município, além de oferecer uma visão geográfica, histórica e cultural mais concreta do município aos alunos.
Durante a visita serão abordados aspectos históricos, culturais e geográficos do município, como, por exemplo, como aconteceu a colonização das diversas localidades rurais de Jaraguá, a origem da toponímia (nomes) das diversas localidades, aspectos culturais das diversas etnias colonizadoras, expressos em suas arquiteturas e costumes culinários. Mais especificamente serão estudados temas como a geografia física do município: serras, vales, rios, vegetação; o crescimento populacional e as correntes migratórias; o povoamento da periferia da cidade; loteamentos regulares e irregulares e as implicações sociais, econômicas e de infraestrutura que estes fatos trazem para o município; erosão e assoreamento dos cursos de água, desmatamento e proteção das nascentes e encostas.
As viagens terão dois roteiros. O primeiro contempla a visitação dos seguintes bairros e localidades: Santo Estêvão, Garibaldi, Rio da Luz, Rio Cerro e Alto da Serra. Para esse roteiro, a Escola Arnold Schulz (foto) é uma referência histórica e local de parada para lanche e momento de coleta de dados pelos alunos.
O segundo roteiro contempla a visitação dos seguintes bairros e localidades: Nereu Ramos, Santo Antônio e Santa Luzia. Para esse roteiro, a Escola Ângelo Moretti (foto) é também uma referência histórica e local de parada para lanche e momento de coleta de dados pelos alunos.
Durante o percurso do trajeto, o professor poderá ainda explorar outros objetos de conhecimento e conceitos estudados em sala de aula, como bairros do município (nomes, limites, história), indústrias, as diversas atividades agrícolas, uso e ocupação do solo urbano e rural e pontos turísticos do município.
A secretária de Educação, Emanuela Wolff, explica que o projeto irá complementar os assuntos abordados no 3º ano em sala de aula. “Após a realização da viagem, os alunos serão instigados pelo professor a retomar os conhecimentos observados durante a visitação, para retomar conceitos, resgatar memórias e, assim, consolidar as aprendizagens vivenciadas nos ambientes visitados”, ressalta Emanuela.
Em ambos os prédios já há um coordenador, em horário integral, para agendamento das viagens, bem como acolhimento dos grupos de alunos, comunidade e repasse de informações.