Apenas nos primeiros 3 meses deste ano, 2.244 pessoas foram transportadas pela Secretaria de Saúde e Assistência Social para fora do município (TFD). Os dados foram fornecidos pela Gerência de Transporte da pasta e refletem o período entre 01 de janeiro de 2024 a 31 de março.
De acordo com Renata Lourenço, responsável pelo setor, foram 1.716 pacientes agendados, 87 faltosos, 638 acompanhantes, dos quais 23 não vieram. Destes, 880 foram para Jaraguá do Sul, 130 para Guaramirim e 12 para São Bento do Sul, totalizando 1.055 somente para estes 3 municípios. “Quanto aos faltosos, são números preocupantes porque confirmam a presença, a prefeitura paga a consulta e a pessoa não vem. Outro detalhe é que à medida que confirma e não comparece, impede que outra pessoa possa ser chamada”, comentou.
Renata explica ainda que no caso dos pacientes transportados para municípios com menos de 50 quilômetros de distância de Corupá, a secretaria dispõe de um micro-ônibus terceirizado, com duas saídas diárias: às 6h e retorno às 12h e saída às 13 horas e retorno às 17 horas, com embarque na Praça Artur Müller, no Pronto Atendimento ou qualquer ponto de ônibus da BR ao longo do trajeto. No entanto, é importante ressaltar que o paciente deve agendar com 3 dias de antecedência no setor de Frotas, através do telefone 3375-0520 ou 9 9226-1669, ambos com WhatsApp. Faltando um dia para o embarque, o interessado deve novamente entrar em contato com o setor responsável para confirmação da presença. “Ressaltamos que pacientes oncológicos, hemodiálise e outras comorbidades continuam recebendo transporte em carros menores e prioritários, se necessário, individualmente. Também continuamos buscando exames dos pacientes em diversos municípios, sem exceções de distância”, destacou Renata Lourenço.
Ela disse ainda que todos os dados estão disponíveis no setor de transportes e caso alguém tenha qualquer dúvida, basta procurá-la para obter as informações.
Prefeitura Municipal de Corupá