https://www.totalacesso.com/events/69festadopeaodeboiadeirodebarretos2024

Número de homicídios cai 50% na região de Jaraguá do Sul em 2020

O número de homicídios diminuiu 50% na região em 2020. Foram registradas 6 mortes no ano, na área que abrange Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba. Em 2019, foram anotados 12 assassinatos nos cinco municípios.

O comandante do 14º (BPM) Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, explica que as operações realizadas em toda a região, em parceria com a Polícia Civil, tiveram reflexo na queda expressiva do índice.

“As operações contribuíram pra isso. Um dos homicídios ocorreu no Condomínio Nova Guaramirim e isso nos alertou. Nós fizemos uma das maiores operações integradas nesse local e isso ajudou a estancar a criminalidade, deixando um muro muito bem estabelecido”, destaca Reisdorfer.

O tenente-coronel também explica que outro fator para a diminuição no índice de homicídios foi o aumento no número de apreensões de armas na região. De janeiro a outubro de 2020, foram apreendidos 61 armamentos de diversos tipos, 17% a mais que no mesmo período de 2019.

“Além das operações, há um trabalho diário da guarnição. Essas abordagens acabaram resultando no aumento de 17% no número de apreensões de armas em toda a região. Também há uma integração muito forte entre a Agência de Inteligência do 14º Batalhão e a Divisão de Investigação Criminal”, resume o comandante.

Resolução dos crimes

O delegado regional Fabiano dos Santos Silveira comenta que um importante modo de manter o índice criminal baixo é conservar uma alta taxa de resolução de crimes. Para isso, ele buscou investir em ações para melhorar a investigação dos assassinatos.

“Um dos projetos que a Polícia Civil implantou foi a escala para atendimentos de locais de crimes. Esse agente não acompanha apenas o perito no local do crime, mas dá continuidade para a investigação nas primeiras 24 horas”, explica.

De acordo com Silveira, apesar da região ter um baixo índice de homicídios, é necessário ter uma resposta rápida para as ocorrências. A responsabilização dos autores acaba desestimulando a prática de crimes contra a vida.

“Nós também estamos trabalhando o aperfeiçoamento dos nossos policiais civis. Essa é uma ação institucional de gestão que não aparece, mas que melhora diretamente a qualidade do trabalho. Todos os investigadores da região passaram por cursos desde que eu assumi a 15ª Delegacia Regional de Polícia”, frisa.

Quer ficar bem informado com as ultimas notícias de Jaraguá do Sul, entre em nosso grupo do Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.