https://www.totalacesso.com/events/69festadopeaodeboiadeirodebarretos2024

Jaraguá do Sul chega a 99 óbitos causados pela Covid-19 e tem mais de 13 mil casos confirmados

Com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, o município chega a 99 óbitos causados pela doença e a 13.095 mil casos confirmados desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Nesta segunda-feira (11), foi registrada mais uma morte. A vítima é uma mulher, de 76 anos com comorbidades.

De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, dezembro foi um mês crítico em relação ao coronavírus para Jaraguá, com muitas mortes sendo divulgadas neste período.

“O panorama se repetiu em todo o estado, que permaneceu praticamente o mês inteiro com todas as regiões em nível gravíssimo para a Covid”, comenta Moretti.

Ele ressalta que em janeiro, com o fim das festividades e diversas aglomerações acontecendo em praias e festas, a tendência é que o número de casos novos volte a crescer em Santa Catarina.

Moretti frisa que a Secretaria de Saúde já iniciou os preparativos para distribuição da vacina contra o coronavírus no município e que, enquanto a liberação da imunização não acontece, é fundamental manter os cuidados de prevenção.

“Quando a vacina for autorizada, nós começaremos a distribuição pelo grupo de risco, abrangendo cerca de 30 mil jaraguaenses. Com esse público imunizado, conseguimos manter a capacidade da nossa rede hospital sob controle”, avalia.

Cenário nacional

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou na segunda-feira (11), que o Brasil tem capacidade para começar a aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 três ou quatro dias depois de o imunizante receber a autorização para uso emergencial, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na semana passada, o Instituo Butantan entrou com o pedido de uso emergencial da Coronavac junto à Anvisa. A agência, no entanto, diz que faltam dados para começar a análise, que pode levar até dez dias.

De acordo com o painel da Anvisa de Andamento da Análise das Vacinas, 48,14% dos dados ainda estão pendentes.

Santa Catarina

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou na sexta-feira (8) que Santa Catarina está pronta para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que receber as primeiras doses do Ministério da Saúde.

Segundo o secretário, toda a parte logística já está preparada para fazer a distribuição aos municípios, que serão os responsáveis pela aplicação das doses na população.

Se o calendário de descentralização das vacinas proposto pelo Ministério for cumprido, o início da imunização em Santa Catarina deve ocorrer entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro.

Quer ficar bem informado com as ultimas notícias de Jaraguá do Sul, entre em nosso grupo do Whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.