Caps AD oferta aulas de yoga gratuitas a usuários

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, o yoga é uma prática milenar indiana, que está inserido na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Em Jaraguá do Sul, a atividade é oferecida gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), para quem utiliza o serviço do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD).

Por meio do yoga, podem ser abordados dores físicas, fibromialgia, transtornos mentais, artrite reumatoide, entre outros, buscando o bem-estar e equilíbrio, para melhorar a qualidade de vida dos usuários. A prática vai além da atividade física, promove equilíbrio entre corpo e mente, atuando na diminuição da ansiedade, e busca a evolução do ser humano.

O yoga não substitui o tratamento clínico realizado no Caps, mas atua de forma complementar a ele, trazendo estratégias para lidar com os desafios da vida na busca do olhar interno e autoconhecimento.

De acordo com a enfermeira Bianca Martins Dacoregio, supervisora do serviço, adotou-se o yoga como grupo terapêutico para os usuários do Caps AD há cerca de seis meses. O grupo chama “Yogue-se” e se reúne todas as quartas-feiras, às 14h. A supervisora conta que a adesão foi tão grande que, em algumas aulas, procura-se um espaço maior para ofertar lugar a todos.

Os participantes do grupo terapêutico afirmam que melhoraram a forma de ver os desafios da vida com esta prática, principalmente relacionados ao uso de álcool e drogas. Além disto, também há relatos de melhora da composição corporal e de dores a partir destas aulas.

Para a diretora de Saúde, Amanda de Lemos Mello, as práticas integrativas são baseadas em evidências científicas, e asseguram o bem-estar e equilíbrio dos usuários, complementando o tratamento convencional e promovendo qualidade de vida.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, enfatiza que a construção desses espaços é importante, pois a pasta tem a preocupação de promover qualidade de vida e saúde aos usuários.

Quem pode acessar o serviço:

Pessoas com dependência de álcool e outras drogas e seus familiares. O acolhimento é feito das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, o atendimento é por ordem de chegada e não necessita de encaminhamento.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas – Caps AD
Endereço: Rua João Picolli, 488, Centro.
Telefone: (47) 3370-5693 – WhatsApp: (47) 3275-4734.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *