https://www.totalacesso.com/events/69festadopeaodeboiadeirodebarretos2024

Cerimônia de emancipação política terá homenagem aos imigrantes alemães

Cerimônia programada para o dia 26 de março, às 19 horas, no Pequeno Teatro da Scar, marca a autonomia político-administrativa do município. O evento contará com apresentação da Orquestra de Câmara da SCAR e homenageia os 200 anos da imigração de povos de língua alemã ao Brasil.

Na ocasião, será lembrado o movimento pró-emancipação de Joinville e o Decreto Estadual n.º 565 de 26 de março de 1934. O interventor federal, Aristiliano Ramos, desmembrou Jaraguá de Joinville, tornando-o município e nomeando para prefeito o então Intendente, José Bauer.

Centro do Distrito de Jaraguá nos anos 1920:
onde hoje fica a conexão entre a avenida
Marechal Deodoro da Fonseca e a rua Procópio Gomes de Oliveira.
Acervo do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Natália Lúcia Petry, explica que não se pode confundir a data com o dia 25 de julho, quando serão comemorados os 148 anos da colonização do município.

A emancipação política, que completa 90 anos no próximo dia 26 de março, é uma espécie de ‘certidão de nascimento’ da comunidade como um município autônomo”. A data era pouco lembrada antes da criação da Lei  Nº 5526/2010, de autoria da então vereadora Natália, que instituiu a homenagem. 

Neste ano, serão homenageadas famílias de imigrantes alemães que começaram a chegar em 1890 e aqui se estabeleceram, ajudando a transformar a pequena colônia no município: Schubert, Czerniewicz, Horst, Vasel, Vogel, Marquardt, Mathias, Hertel, Wal-ther, Eggert, Bartel e Moeller. Em 2023, os servidores públicos com mais tempo de efetivo serviço foram os homenageados.

Avenida Getúlio Vargas –  Acervo do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.