https://www.totalacesso.com/events/69festadopeaodeboiadeirodebarretos2024

Dia Mundial de Combate à Tuberculose 

Hoje, domingo, 24 de março, marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Pensando nisso, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para a importância fundamental do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o alcance da cura e o controle da transmissão da doença.

Além de buscar a cura da doença, o Dia Mundial também visa enfrentar o estigma e preconceito que ainda existem em relação às pessoas acometidas pela tuberculose, muitas vezes causados pela falta de informação que gera o medo e o afastamento desnecessários.

Embora seja uma ação contínua durante todo o ano, a busca ativa por pessoas com sintomas respiratórios sugestivos de tuberculose se intensifica próximo à data da campanha, que acaba conseguindo uma sensibilização maior dos profissionais de saúde.

A tuberculose é uma doença infecciosa, de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos. Afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados, como talheres, copos, entre outros. O tratamento é por meio de medicamentos, na forma de comprimidos, que devem ser ingeridos diariamente durante ao menos seis meses. A partir do tratamento feito de forma rigorosa e completa a cura é alcançada. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela se encontra muito reduzida.

Ainda assim, o ideal é que as medidas de controle sejam mantidas até que haja a negativação da baciloscopia, tais como cobrir a boca com o braço ou lenço ao tossir e manter o ambiente bem ventilado, com bastante luz natural direta. Esta última medida é importante pois o bacilo é sensível à luz solar e a circulação de ar possibilita a dispersão das partículas infectantes, diminuindo o risco de transmissão. O tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

• febre vespertina;
• sudorese noturna;
• emagrecimento;
• cansaço/fadiga.

Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, ela deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final. Casos confirmados serão atendidos no Programa Municipal de Combate a Tuberculose, que em Jaraguá do Sul conta com uma equipe multidisciplinar com enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, farmacêutico e médico pneumologista.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A tuberculose tem cura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.